A importância da mise-en-scène na construção da narrativa: uma análise de La La Land (2016), de Damien Chazelle
dc.contributor.advisor | Rossini, Miriam de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, João Marcos Cerbaro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T04:36:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234840 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca compreender como os elementos da mise-en-scène, ou da encenação fílmica, são importantes para a construção dos significados da narrativa. O objeto de análise é o filme estadunidense La La Land, lançado em 2016, sob direção de Damien Chazelle e direção fotográfica de Linus Sandgren. O conceito de mise-en-scène será abordado a partir de David Bordwell (2013), complementado por Gerard Betton (1987). Serão analisados aspectos constituintes da mise-en-scène, tais como: cores; planos; duração de planos; figurino; cortes; cenários e iluminação. Para a discussão de narrativa, partiremos também de Bordwell e Thompson (2013), complementado por Cândido (2005) e Aumont (2006), apresentando as definições de espaço, tempo e personagem, que são aspectos fundamentalmente relacionados à mise-en-scène no cinema. As conclusões iniciais do trabalho demonstram que a construção dos significados da narrativa está diretamente ligada às escolhas visuais e sonoras do filme. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper seeks to understand how the elements of mise-en-scène, or filmic staging, are important for the construction of the meanings of the narrative. The object of analysis is the American film La La Land, released in 2016, directed by Damien Chazelle and directed by Linus Sandgren. The concept of mise-en-scène will be approached from David Bordwell (2013), complemented by Gerard Betton (1987). Constituent aspects of mise-en-scène will be analyzed, such as: colors; shots; duration of shots; costumes; cuts; sets and lighting. For the discussion of narrative, we will also start from Bordwell and Thompson (2013), complemented by Candido (2005) and Aumont (2006), presenting the definitions of space, time, and character, which are aspects fundamentally related to mise-en-scène in cinema. The initial conclusions of the work demonstrate that the construction of the meanings of the narrative is directly linked to the visual and sound choices of the film. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mise-en-scène | fr |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Narrativa cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Narrative | en |
dc.subject | Cinematography | en |
dc.title | A importância da mise-en-scène na construção da narrativa: uma análise de La La Land (2016), de Damien Chazelle | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136724 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License