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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorGehrke, Maríliapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-08T04:36:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234821pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga a transparência no Jornalismo Guiado por Dados (JGD), conjunto de saberes e práticas vinculado ao jornalismo digital e em rede, e inserido em um cenário de excesso de informação e desinformação. Está assentada sobre as teorias do jornalismo como forma (PARK, 1940; MEDITSCH, 1992; 1997) e formas (NIELSEN, 2017) de conhe-cimento. Imbricada com valores fundamentais como a verdade e a objetividade, a trans-parência (KARLSSON, 2010; 2020; 2022) diz respeito à abertura de processos e decisões editoriais, permitindo que a audiência tenha acesso a informações normalmente assimé-tricas na relação entre jornal e público. Dessa forma, apresento a transparência em duas amplas vertentes: como operadora de uma prática ética e como recurso discursivo de legitimação. Para examinar como este valor aparece no produto jornalístico, combino o estudo de casos múltiplos (STAKE, 2006) e o estudo de caso como ilustração (MACHADO; PALACIOS, 2006), observando a cobertura de 11 jornais brasileiros de referência e nati-vos digitais em relação à pandemia de Covid-19. Como resultado, sistematizo 15 elemen-tos de transparência, distribuídos nos níveis organizacional e operacional, detectados na cobertura feita dentro do JGD e aqui dispostos em ordem alfabética: assinatura, perfil e expertise; contato; correção de erros; data de publicação; documentos; fontes de dados; fontes de financiamento; graus de incerteza; marcas de apuração; manual da redação e princípios editoriais; metodologia; política de diversidade; política de privacidade; tipo de conteúdo; reprodutibilidade e código aberto. Esses parâmetros servem como guia para o que chamo de Protocolo de Transparência no Jornalismo Guiado por Dados, destinado à análise de produtos jornalísticos já publicados. Por fim, detectando uma lacuna teórico-experimental, produzo a proposta de Método para o Jor-nalismo Guiado por Dados com foco na transparência e na reprodutibilidade para implementação em iniciativas jornalísticas orientadas por dados. Entendo que a pande-mia acelerou o processo de incorporação da transparência como valor fundamental para o JGD, demonstrada anteriormente no discurso de profissionais e agora verificada na es-fera do produto. A tendência é de que essas mudanças perdurem e se aprimorem, reafir-mando o compromisso do JGD de se aproximar da ciência pela via do método para gerar um tipo de conhecimento específico, mais contextual e duradouro.pt_BR
dc.description.abstractThis doctoral dissertation investigates transparency in data journalism. Data journalism, or data-driven journalism, is a set of practices and knowledge connected to digital and network journalism. It is based on journalism theories that discuss the news as a form (PARK, 1940; MEDITSCH, 1992; 1997) or forms (NIELSEN, 2017) of knowledge. Trans-parency (KARLSSON, 2010; 2020; 2022) is also connected to journalism fundamentals such as truth and objectivity, so it comprehends openness of processes and editorial de-cisions, giving the audience access to information typically only used by journalists. In this regard, I present transparency in two axes: as a guide to ethical practices and a re-source to legitimize news organizations. To examine how this value appears in terms of journalistic product, I combine the methodologies of multiple case studies (STAKE, 2006) and case studies as illustration (MACHADO; PALACIOS, 2006) to observe the news coverage conducted by 11 news outlets (legacy media and native digital) during the Covid-19 pandemic. As a result, I systematize 15 elements of transparency in two levels: organizational and operational, here alphabetically organized: byline, profile, and ex-pertise; contact; content type; correction; data sources; diversity policy; docu-ments; financing sources; manual of style and editorial principles; methodology; open-source code and reproducibility; privacy policy; publication date; uncertainty degrees; verification tactics. These are the parameters for the Data Journalism' Trans-parency Protocol, which is destined to analyze journalistic products that were already published. In addition, observing a theoretical and experimental gap, I propose the Data Journalism Method focused on transparency and reproducibility to be implemented by news organizations in investigations using data. I argue that the pandemic has accel-erated the presence of transparency as an essential value for data journalism. It was pre-viously demonstrated by studies that included professionals’ discourses, and now it is possible to recognize it in the published content. The tendency is that those changes will be maintained and improved, consolidating the commitment of data journalism to be practiced towards science through the method and, thus, generate a specific type of knowledge, which is contextual and has a longer duration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital Journalismen
dc.subjectJornalismo guiado por dadospt_BR
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectData-driven journalismen
dc.subjectData journalismen
dc.subjectTransparencyen
dc.subjectCovid-19en
dc.titleOs elementos de transparência no jornalismo guiado por dadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001136000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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