O fruto proibido das bibliotecas: literatura de temática LGBTQIA+ nas unidades de informação públicas e escolares
Fecha
2021Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
As bibliotecas públicas e escolares têm um relevante papel sociocultural, e contribuem muito para a formação do aluno leitor e seu empoderamento enquanto cidadão. Também contribuem para a democratização do acesso ao conhecimento. Nesse sentido, procurou-se verificar se há presença de autores de literatura com temática LGBTQIA+ nos espaços de informação públicos e escolares brasileiros. Abordou também as possíveis práticas do profissional Bibliotecário nas bibliotecas Públicas e Escolares. Busco ...
As bibliotecas públicas e escolares têm um relevante papel sociocultural, e contribuem muito para a formação do aluno leitor e seu empoderamento enquanto cidadão. Também contribuem para a democratização do acesso ao conhecimento. Nesse sentido, procurou-se verificar se há presença de autores de literatura com temática LGBTQIA+ nos espaços de informação públicos e escolares brasileiros. Abordou também as possíveis práticas do profissional Bibliotecário nas bibliotecas Públicas e Escolares. Buscou-se aprofundar o tema do presente trabalho, assim como embasá-lo através da análise documental de políticas como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo tendo como instrumentos de pesquisa um questionário aplicado via Google Forms para bibliotecários e profissionais que tenham contato com essa tipologia de biblioteca, para assim fazer o levantamento de dados. A apresentação dos dados se fez através de gráficos geradas pelo próprio Forms, e estão dispostos na redação, trazendo citações para comentar estes resultados. O trabalho conclui que a presença da literatura LGBTQIA+ nas bibliotecas públicas e escolares é limitada e seu potencial é pouco explorado nas práticas dos profissionais que atuam nesses espaços. As diretrizes do PCN e recomendações do PNLD quanto à diversidade, gênero e sexualidade ajudam, mas não são garantias de unidades de informação e escolas mais diversas, ainda, há uma necessidade de um olhar mais sensível na prática profissional dos bibliotecários, assim como maior adesão à temática no currículo do curso. ...
Abstract
Public libraries and school libraries play an important sociocultural role. They contribute to the education of students and readers, as well to their empowerment as citizens. They also contribute to the democratization of access to knowledge. In this sense, we wanted to find out if there are brazilian authors in that public and school information spaces. Approach librarian practices in public and school libraries. Seek to deepen the theme of this work and support it through document analysis o ...
Public libraries and school libraries play an important sociocultural role. They contribute to the education of students and readers, as well to their empowerment as citizens. They also contribute to the democratization of access to knowledge. In this sense, we wanted to find out if there are brazilian authors in that public and school information spaces. Approach librarian practices in public and school libraries. Seek to deepen the theme of this work and support it through document analysis of state programs and policies such as PNLD and PCN. This study is a basic research with qualitative approach and descriptive nature. The research instrument used was a questionnaire sent to librarians and professionals in contact with this type of library through Google Forms to conduct the data collection. The presentation of the data was done through graphs that were created using the Google Forms. They are arranged in the writing and include citations to comment on these results. The study concludes that the presence of LGBTQIA+ literature in public and school libraries is limited and its potential is insufficiently explored in the practice of professionals working in these fields. The PCN guidelines and PNLD recommendations on diversity, gender and sexuality are helpful but do not guarantee more diversity in information centers and schools. A sensitive look at librarian’s practice and greater consideration of the topic in curricula are needed. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License