Educação crítica midiática : formação para cidadania de jovens no contexto de pós-verdade e fake news
dc.contributor.advisor | Baquero, Marcello | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardi, Ana Julia Bonzanini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T04:37:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234761 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um contexto de aumento da antipolítica e de desinformação generalizada em processos eleitorais, esta tese busca verificar como as escolas têm integrado práticas de educação crítica e midiática em sala de aula, e como os jovens vêm absorvendo esses esforços em termos de desenvolvimento de uma cultura política mais assertiva. Para além da necessidade da qualidade educacional, se advoga a necessidade de uma educação crítica midiática, que aborde política, cultura e sociedade e que desenvolva habilidades sobre o meio digital e as redes sociais ao longo da formação educacional. Portanto, coloca-se como norteadora desta pesquisa a pergunta: Qual a influência da educação crítica midiática na estruturação da cultura política dos jovens no Sul do Brasil dentro do atual contexto de fake news e pósverdade? Assim, esta tese utilizou-se de metodologia quantitativa, desenvolvida através da triangulação de métodos qualitativos e quantitativos: análise de entrevistas e documentos oficiais da coordenação pedagógica/direção das escolas (11 escolas), análise de survey quantitativo por meio de avaliação descritiva e inferencial de estatística e análise das questões abertas do survey. Assim, após a apresentação das teorias mobilizadas nesta tese, nomeadamente: 1) cultura e socialização política e 2) educação crítica midiática e suas inter-relações, avança-se na comparação das diferentes estratégias de ensino adotadas nas escolas. O survey foi aplicado a 837 jovens (13-25 anos) de 17 escolas de ensino médio da rede pública e privada de Porto Alegre entre agosto e dezembro de 2019. As hipóteses da tese são que (1) alunos em contato com maiores níveis de educação crítica terão uma cultura política mais assertiva, bem como maiores níveis de eficácia, sofisticação política e de competência cívica; e (2) esses alunos terão melhor capacidade crítica para diferenciar notícias falsas e discernir desinformação sobre política do que seus pares. Os resultados obtidos corroboram essas hipóteses, embora os fatores socioeconômicos das famílias ainda se mostrem como mais relevantes para explicar a cultura política assertiva do que a variável de educação crítica. Embora a análise demonstre que há uma diminuição da apatia entre os jovens, a desassistência do Estado, principalmente em relação a estudantes de escolas públicas centrais e periféricas, se mostra como um fator desestimulador da eficácia, confiança e participação políticas. Logo, a cultura política dos jovens ainda se apresenta majoritariamente como híbrida (principalmente nas escolas estaduais), a despeito de avanços pontuais demonstrados. | pt_BR |
dc.description.abstract | In a context of increased anti-politics and widespread misinformation in electoral processes, this thesis seeks to verify how schools have integrated critical and media education practices, and how young people have been absorbing these efforts in terms of developing a more assertive political culture. Additionally, beyond the need to promote better quality practices in education, we advocate the demand for critical education, which addresses politics, culture, and society, as well as for developing and deepening skills in the digital environment. Therefore, the main question proposed is: What is the influence of critical media education in structuring the political culture of young people in southern Brazil within the current context of fake news and post-truth? This thesis is built on a quantitative methodology, developed through the triangulation of qualitative and quantitative methods: analysis of interviews and official documents belonging to the pedagogical coordination/school management (11 schools), quantitative survey analysis through descriptive and inferential statistics, and analysis of the survey's open questions. Hence, following the discussion of theories mobilized in this thesis, namely: 1) culture and political socialization, and 2) critical media education and its interrelations, it proceeds to compare the different pedagogies adopted in schools. The survey was applied to 837 young people (13-25 years old) from 17 public and private high schools in Porto Alegre between August and December 2019. The thesis hypotheses are (1) students that experience higher levels of critical education will develop a more assertive political culture as well as higher levels of political efficacy and sophistication, and a stronger civic competence, and (2) these students will be more critical in differentiating fake news and discerning political misinformation than their peers. The results obtained corroborate these hypotheses, though the socioeconomic factors of the families are still more relevant to explain the assertive political culture than the critical education variable. Although the analysis shows that there is a decrease in apathy among young people, the lack of assistance from the State, especially toward students from central and peripheral public schools, is shown to be a factor that discourages political effectiveness, trust, and participation. Therefore, the political culture of young people is still mostly hybrid (mainly in state schools), despite the specific advances demonstrated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Political culture | en |
dc.subject | Cultura política | pt_BR |
dc.subject | Political socialization | en |
dc.subject | Critical education | en |
dc.subject | Socialização política | pt_BR |
dc.subject | Media Education | en |
dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
dc.subject | Desinformação | pt_BR |
dc.subject | Misinformation | en |
dc.subject | Fake news and youth | en |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Ciência política | pt_BR |
dc.title | Educação crítica midiática : formação para cidadania de jovens no contexto de pós-verdade e fake news | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136676 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Ciência Política (527)