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dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorVargas, Júlia Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T04:29:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234742pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como tema a gestão de crise no futebol. O objetivo geral é analisar como a Confederação Brasileira de Futebol concebeu a preservação de sua imagem depois do Fifagate e em que pontos cometeu acertos e erros no processo de gestão de crise da entidade. A pesquisa possui abordagem exploratória e qualitativa e utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, abordando a história do jornalismo esportivo no mundo e no Brasil, o escândalo como valor-notícia, a função social do jornalismo, a conceituação do termo crise, a classificação das crises, as principais etapas e fundamentos da gestão de crise e a importância da assessoria de imprensa e da comunicação de crise. Através análise documental e análise de conteúdo, foi possível identificar a forma como a CBF administrou a crise após o Fifagate . Ao fim da pesquisa, foi concluído que, no ambiente do futebol, ainda há uma indisposição em enxergar o futebol como um produto que gera grande lucro. Por consequência, não é administrado como uma empresa e não há preocupação com prevenção de crise.pt_BR
dc.description.abstractThe study focuses on crisis management in soccer. The overall goal is to analyze how the Confederação Brasileira de Futebol conceived the preservation of its image after Fifagate and in which points it committed hits and misses in the crisis management process of the entity. The research has an exploratory and qualitative approach and uses methods such as bibliographic research and case study, addressing the history of sports journalism in the world and in Brazil, the scandal as news value, the social function of journalism, the concept of the term crisis, the classification of the crisis, the main stages and fundamentals of crisis management and the importance of press office and crisis communication. The theory to explore the case study, whose object is CBF corruption, was then built. Through documental analysis and content analysis, it was possible to identify how the CBF managed the crisis after Fifagate. It was concluded that there is still an unwillingness to see soccer as a product with great profit and that it should be governed as a company.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCBFen
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectCrisis managementen
dc.subjectGerenciamento de crisespt_BR
dc.subjectSports journalismen
dc.subjectScandalen
dc.subjectFifagateen
dc.titleFora das quatro linhas : a gestão de crise da CBF após o Fifagate em 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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