Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química
dc.contributor.advisor | Passos, Camila Greff | pt_BR |
dc.contributor.author | Paczkowski, Ingrid Maliszewski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T04:29:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234717 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a viabilidade do uso do Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Esta investigação abordou o tema tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar. Para tanto, foi criado um grupo no Whatsapp de discussões de Química com alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, com o objetivo de verificar as potencialidades da utilização do celular no processo de ensino-aprendizagem. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários avaliativos com os alunos, um anterior à criação do grupo de Whatsapp e outro ao término das aulas. Através dos dados coletados, foi possível identificar que as atividades desenvolvidas com o uso do aplicativo possibilitaram a troca de vídeos, informações e discussões acerca da matéria estudada em sala de aula. Neste sentido, fortaleceram as interações entre alunos e professora na construção dos conhecimentos trabalhados de forma colaborativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, a study was carried out to evaluate the viability of the use of Whatsapp as a pedagogical tool in the teaching of Chemistry. This research addressed the topic of information and communication technologies in the school context. For that, a group of Whatsapp was created to promote Chemistry discussions with students of a 2nd grade high school class of a public school located in Porto Alegre, in order to verify the potentialities of the use of cell phone in the teaching-learning process. Data collection was performed through the application of two evaluation questionnaires with the students, one prior to the creation of the Whatsapp group and the other at the end of classes. Through the collected data, it was possible to identify that the activities developed with the application made possible the exchange of videos, information and discussions about the subject studied in the classroom. In this sense, they strengthened the interactions between students and teacher in the construction of the knowledge worked. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | en | |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Technology | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Information | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Communication | en |
dc.title | Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104072 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Química (614)