Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorUmpierres, Cibele Santannapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T04:28:49Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234651pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as formas de contribuição do uso da metodologia de Estudos de Caso para a formação dos estudantes de um Curso Técnico em Análises Clínicas quanto ao diagnóstico das doenças referentes à Intolerância à Lactose e a Doença Celíaca. Neste contexto, três casos foram elaborados com o objetivo de discutir sobre as doenças de intolerância ao glúten e à lactose para contextualizar o conteúdo conceitual soluções, trabalhado nas aulas de Química através de uma perspectiva investigativa. Nesse sentido, para a realização da pesquisa, os dados foram coletados através dos registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas dos estudantes e da aplicação de questionário para avaliar as contribuições da atividade formativa. Os dados foram avaliados qualitativamente e interpretativamente, sendo analisados, discutidos e interpretados. Como forma de avaliação dos Casos, foi levado em consideração o desenvolvimento de conteúdos procedimentais: busca de referenciais teóricos, argumentação oral e escrita, conteúdos atitudinais: trabalho em grupo e autonomia para tomada de decisão, e conteúdos conceituais: conteúdo de soluções e ao diagnóstico de doenças de intolerância à lactose e ao glúten. O conjunto de dados analisado revelou que os alunos não estão habituados a metodologias de cunho investigativo, pois apresentaram dificuldades quanto aos aspectos da proposição de uma modelação de resolução aos casos, à pesquisa propriamente dita, bem como na escrita e na apresentação oral. Entretanto, o trabalho apontou resultados positivos quanto à aceitação da proposta de ensino, ao favorecimento do desenvolvimento dos conteúdos conceituais de soluções e aos atitudinais referentes ao trabalho em grupo.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the forms of contribution of the use of the Case Studies methodology with students of a technical course in Clinical Analysis regarding the diagnosis of lactose intolerance and celiac disease. In this context, three cases were elaborated with the objective of discussing these diseases to contextualize the conceptual content solutions, in Chemistry classes with an investigative approach. In this sense, for the accomplishment of the research, data were collected through the records of the field diary of the researcher, written production of students and the application of a questionnaire to assess the contributions of the formative activity. The data were qualitatively evaluated and elucidated, being analyzed, discussed and interpreted. As a way of assessment of cases was taken into account in the development of procedimental contents: search of theoretical, oral and written argumentation; attitudinal content: group work and autonomy for decision making; and conceptual content: Content of solutions and the diagnosis of diseases such as lactose and gluten intolerance. The set of data analyzed showed that students are not accustomed to contemporary methodologies such as the investigative, because presented difficulties with regard to the aspects of the proposition of a modeling of resolution to cases, the research itself, as well as in the written and oral presentation. However, the study showed positive results regarding the acceptance of the teaching proposal, favoring the development of conceptual content solutions and the attitude regarding group work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectSolucoespt_BR
dc.subjectSolutionsen
dc.subjectDoenca celíacapt_BR
dc.subjectLactose intoleranceen
dc.subjectCeliac diseaseen
dc.subjectIntolerância à lactosept_BR
dc.titleOs casos margarida, violeta e rosa : uma experiência do uso da metodologia dos estudos de caso para o ensino de química no curso técnico em análises clínicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.identifier.nrb001101621pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem