Show simple item record

dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorCamini, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2022-01-29T04:51:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234590pt_BR
dc.description.abstractNo contexto da atual crise brasileira, este trabalho busca investigar como funciona o Programa Bolsa Família e os principais impactos do programa no campo da educação, de forma a averiguar se os principais objetivos do programa estão sendo cumpridos. Para isso, é apresentado no primeiro capítulo como funcionam os programas de transferência de renda condicionada e seu histórico no Brasil e no mundo. No segundo capítulo é abordado a importância da educação tanto para o indivíduo quanto para a sociedade, sua relação com o desenvolvimento econômico e o desempenho brasileiro na área, apontando os determinantes desse resultado. Na última parte é detalhado o funcionamento do Programa Bolsa Família, apresentando um histórico do programa, seus benefícios, suas condicionalidades, o perfil dos beneficiários, o papel do cadastro único e concluindo com os achados das pesquisas de impacto no campo da educação. Entre os principais resultados, pode-se apontar o sucesso no aumento da frequência escolar, do número de matrículas, da diminuição da evasão escolar e da distorção idade-série. Concluindo que embora o programa não consiga influenciar na qualidade da educação, ele certamente contribui para o aumento do capital humano das famílias beneficiadas, ao ampliar o acesso à saúde, educação e assistência social, cumprindo assim com seu objetivo de quebrar o ciclo intergeracional da pobreza.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of the current Brazilian crisis, this work seeks to investigate how the Bolsa Família Program works and the main impacts of the program in the field of education, in order to ascertain whether the main objectives of the program are being met. For this, the first chapter presents how the conditional cash transfer programs work and their history in Brazil and in the world. The second chapter addresses the importance of education for both the individual and society, its relationship with economic development and Brazilian performance in the area, pointing out the determinants of this result. In the last part, the functioning of the Bolsa Família Program is detailed, presenting a history of the program, its benefits, its conditionalities, the profile of the beneficiaries, the role of the single registry and concluding with the findings of the impact research in the field of education. Among the main results, it is possible to point out the success in increasing school attendance, in the number of enrollments, in the reduction of school dropouts and in the age-grade distortion. Concluding that although the program is unable to influence the quality of education, it certainly contributes to increasing the human capital of beneficiary families, by expanding access to health, education and social assistance, thus fulfilling its objective of breaking the intergenerational cycle of poverty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBolsa Família Programen
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConditional cash transfer programen
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectEducation and economic developmenten
dc.titlePrograma Bolsa Família e seus impactos na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001136476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record