A biologically inspired hair aging model
dc.contributor.advisor | Walter, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Balbão, Arthur Endres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T04:34:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234542 | pt_BR |
dc.description.abstract | Hair rendering has been a focal point of attention for the last couple of decades in computer graphics. However, there have been few contributions to the modeling and rendering of the natural hair aging phenomenon. Therefore, this work presents a new technique that simulates the process of hair greying on digital models. Our system is biologically in spired, supports facial hair, both genders, any ethnicity and is compatible with different lengths of hair strands. Our system is implemented on the graphics engine Unreal Engine 4, integrated with the MetaHuman framework. Our real-time results resemble real-life greying, which is accomplished by simulating the stochastic nature of the process and the gradual decay of melanin. | en |
dc.description.abstract | Renderização de cabelos têm sido um grande foco da computação gráfica nas últimas décadas. Entretanto, existem apenas poucas contribuições no contexto de modelagem e renderização do fenômeno natural de envelhecimento capilar. Dessa forma, este trabalho apresenta uma nova técnica que busca simular o processo de envelhecimento do couro cabeludo em modelos digitais. Nosso sistema é inspirado pela biologia, suporta pelos faciais, ambos os gêneros, qualquer etnia e é compatível com diferentes comprimentos de folículos capilares. O nosso modelo é implementado no motor gráfico Unreal Engine 4, sendo integrado ao framework MetaHuman. Nossos resultados em tempo real são similares ao fenômeno de envelhecimento capilar na vida real, o que é alcançado através da simulução da natureza estocástica do processo e do decaimento gradual de melanina. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rendering | en |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.subject | Hair greying | en |
dc.subject | Biologically inspired | en |
dc.subject | Unreal Engine 4 | en |
dc.subject | MetaHumans | en |
dc.title | A biologically inspired hair aging model | pt_BR |
dc.title.alternative | Um modelo de envelhecimento de cabelos inspirado pela biologia | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135904 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciência da Computação (1024)