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dc.contributor.authorSanchotene, Vitória Crivellaropt_BR
dc.contributor.authorBataglion, Giandra Anceskipt_BR
dc.contributor.authorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T04:32:44Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2527-2551pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234511pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo averiguar como ocorreu a inserção de atletas da seleção brasileira feminina de voleibol sentado na prática esportiva paralímpica. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco atletas que participaram dos Jogos Paralímpicos nas edições de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. Evidenciou-se que a inserção das atletas na prática do voleibol sentado foi intermediada por indicações de profissionais da área da saúde e do esporte, com destaque para os treinadores da modalidade, que desempenharam papel proeminente no processo de iniciação destas atletas no esporte paralímpico. A Educação Física escolar despontou nas falas das atletas como potencial facilitador para o processo de iniciação esportiva, sobretudo, às pessoas com deficiência adquirida na vida adulta. Para tanto, foi ressaltada a necessidade de que as experiências com o esporte na fase escolar sejam positivas, estimulando a permanência na prática da(s) modalidade(s) ao longo da vida e contribuindo para o bem-estar físico e psicossocial da pessoa com deficiência. Os resultados do estudo denotaram que as formas de inserção das mulheres no voleibol sentado no Brasil possuem relações com características que marcaram os primórdios da composição da modalidade no país.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo investigar cómo se realizó la inserción de atletas del equipo de voleibol femenino brasileño en los deportes paralímpicos. Con este fin, la recopilación de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas con cinco atletas que participaron en los Juegos Paralímpicos en las ediciones de 2012, en Londres y 2016, en Río de Janeiro. Era evidente que la inserción de atletas en la práctica del voleibol sentado estaba mediada por indicaciones de profesionales de la salud y el deporte, con énfasis en los entrenadores del deporte, que desempeñaron un papel destacado en el proceso de iniciación de estos atletas en el deporte paralímpico. La Educación Física Escolar surgió en los discursos de los atletas como un posible facilitadorpara el proceso de iniciación deportiva, especialmente para personas con discapacidades adquiridas en la edad adulta. Por lo tanto, se enfatizó la necesidad de que las experiencias con el deporte en la fase escolar sean positivas, fomentando la permanencia en la práctica de las modalidades a lo largo de la vida y contribuyendo al bienestar físico y psicosocial de la persona con discapacidad Los resultados del estudio mostraron que las formas de inserción de las mujeres en el voleibol sentado en Brasil tienen relaciones con características que marcaron los inicios de la composición del deporte en el país.es
dc.description.abstractThis study aims to investigate how the insertion of athletes from the Brazilian women's volleyball team took place in Paralympic sports. To this end, data collection was carried out through semi-structured interviews with five athletes who participated inthe Paralympic Games in the 2012 editions, in London, and 2016, in Rio de Janeiro. It was evident that the insertion of athletes in the practice of seated volleyball was mediated by indications from health and sport professionals, with emphasis on the coaches of the sport, who played a prominent role in the initiation process of these athletes in Paralympic sport. School Physical Education emerged in the athletes' speeches as a potential facilitator for the sport initiation process, especially for people with disabilities acquired in adulthood. Therefore, the need was emphasized that the experiences with sport in the school phase are positive, encouraging the permanence in the practice of the modality (s) throughout life and contributing to the physical andpsychosocial well-being of the person with deficiency. The results of the study showed that the forms of insertion of women in sitting volleyball in Brazil have relationships with characteristics that marked the beginnings of the composition of the sport in the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArgumentos. Montes Claros, MG. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 115-138pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDisabled Personen
dc.subjectParalympic Gamesen
dc.subjectJogos paraolímpicospt_BR
dc.subjectAtletas paraolímpicospt_BR
dc.subjectAthletesen
dc.subjectWomen in sporten
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectInclusive Physical Educationen
dc.subjectOlimpismopt_BR
dc.subjectEducação física adaptadapt_BR
dc.subjectPersona discapacitadaes
dc.subjectJuegos Paralímpicoses
dc.subjectAtletas Mujeres en el deportees
dc.subjectEducación física inclusivaes
dc.titleA iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentadopt_BR
dc.title.alternativeIniciación deportiva en el deporte paralímpico: el caso del voleibol sentadoes
dc.title.alternativeSports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyballen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136170pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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