Papel do processo de feedback na modificação de atitudes
Fecha
1980Resumo
O objetivo deste estudo foi o de investigar qual o efeito do processo de feedback na modificação de atitudes científicas em 22 alunos de um curso de Graduação. Através de recursos tecnológicos, com auxílio de meios audio-visuais como gravação, projetores de slides acoplados, propiciou-se o feedback como instrumento (variável independente) para a modificação de atitudes. As atitudes foram as de nãodogmatismo, manipulação científica, determinismo probabilístico, parcimônia e empirismo (variáveis ...
O objetivo deste estudo foi o de investigar qual o efeito do processo de feedback na modificação de atitudes científicas em 22 alunos de um curso de Graduação. Através de recursos tecnológicos, com auxílio de meios audio-visuais como gravação, projetores de slides acoplados, propiciou-se o feedback como instrumento (variável independente) para a modificação de atitudes. As atitudes foram as de nãodogmatismo, manipulação científica, determinismo probabilístico, parcimônia e empirismo (variáveis dependentes). Desenvolvido em 45 horas o experimento constou de proposição de um documento a ser realizado por escrito, uma sessão de feedback e, em seqüência, revisão e reformulação do depoimento feito inicialmente. Os resultados globais mostraram que as atitudes menos científicas decresceram de 87 para 36 havendo, portanto, um efeito positivo do feedback sobre a modificação de atitudes. No entanto, o grupo manteve o mesmo padrão na distribuiçãos de violações das atitudes científicas. Questões são levantadas sobre este resultado e sua relação com domínio cognitivo, com o tempo, com a complexidade inerente as atitudes em seu processo de modificação. ...
Abstract
The object of this study was an investigation on the ability to modify scientific attitudes of a 22 undergraduate students. Audio visual material was used a feedback to student modifying scientific attitudes. This material was selected as a result an student initial assignment. The use of feedback was treated as an independent variable. The attitudes studied were scientific dogmatic inquiry, scientific manipulation, probabilism, parsimony, and empirical thought (dependent variables). The overal ...
The object of this study was an investigation on the ability to modify scientific attitudes of a 22 undergraduate students. Audio visual material was used a feedback to student modifying scientific attitudes. This material was selected as a result an student initial assignment. The use of feedback was treated as an independent variable. The attitudes studied were scientific dogmatic inquiry, scientific manipulation, probabilism, parsimony, and empirical thought (dependent variables). The overall results demonstrated that unscientific attitudes decreased as a result of the experiment, based upon the feedback (87 to 36 points). However, the group maintained the same distribution pattern concerning the results in relation to cognitive development, time allocated for attitude change, and the inherent complexity of attitude modification. ...
En
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 1980), p. 13-30
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