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dc.contributor.authorMedeiros, Marilú Fontoura dept_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:44:13Zpt_BR
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234467pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi o de investigar qual o efeito do processo de feedback na modificação de atitudes científicas em 22 alunos de um curso de Graduação. Através de recursos tecnológicos, com auxílio de meios audio-visuais como gravação, projetores de slides acoplados, propiciou-se o feedback como instrumento (variável independente) para a modificação de atitudes. As atitudes foram as de nãodogmatismo, manipulação científica, determinismo probabilístico, parcimônia e empirismo (variáveis dependentes). Desenvolvido em 45 horas o experimento constou de proposição de um documento a ser realizado por escrito, uma sessão de feedback e, em seqüência, revisão e reformulação do depoimento feito inicialmente. Os resultados globais mostraram que as atitudes menos científicas decresceram de 87 para 36 havendo, portanto, um efeito positivo do feedback sobre a modificação de atitudes. No entanto, o grupo manteve o mesmo padrão na distribuiçãos de violações das atitudes científicas. Questões são levantadas sobre este resultado e sua relação com domínio cognitivo, com o tempo, com a complexidade inerente as atitudes em seu processo de modificação.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this study was an investigation on the ability to modify scientific attitudes of a 22 undergraduate students. Audio visual material was used a feedback to student modifying scientific attitudes. This material was selected as a result an student initial assignment. The use of feedback was treated as an independent variable. The attitudes studied were scientific dogmatic inquiry, scientific manipulation, probabilism, parsimony, and empirical thought (dependent variables). The overall results demonstrated that unscientific attitudes decreased as a result of the experiment, based upon the feedback (87 to 36 points). However, the group maintained the same distribution pattern concerning the results in relation to cognitive development, time allocated for attitude change, and the inherent complexity of attitude modification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 1 (jan./abr. 1980), p. 13-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectFeedcackpt_BR
dc.titlePapel do processo de feedback na modificação de atitudespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000066003pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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