Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorHesse, Fernanda Biancapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:41:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234442pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a literature review in the Natural Sciences Teaching area involving the publications of seven national journals covering the period from the years 2010 to 2020. The main objective was: to characterize the didactic proposals of this field of knowledge, in view of the national academic scenario; identify which of these appear, effectively, as pedagogical practices carried out in Basic Education; to adopt the pedagogical models typically used in the Natural Sciences classes as the main analysis category of the referred proposals. Content analysis was used as an interpretive technique for the data. The highest frequency was found: of proposals linked to High School; works from public universities in the São Paulo, Rio Grande do Sul e Paranástates; of constructivist pedagogical models and Science, Technology and Society (STS); theoretical references appropriated by the constructivist field; strategies based on expository / dialogued classes and investigative activities;pedagogical practiceslinked to the Chemistry teaching and Natural Sciences teaching. The reflections developed point to the challenge of expanding academic production involving the Natural Sciences teaching for Preschool and Elementary School as well as indicating the need for greater involvement of Basic Education teachers in development educational research related to your expertise area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 3 (abr. 2021), p. 165-187pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiterature reviewen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectNatural sciences Teaching areaen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPedagogical modelsen
dc.titlePropostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturaispt_BR
dc.title.alternativeDidactic proposals and pedagogical practices in basic education : literature review of the natural sciences teaching areaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135982pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem