Propostas didáticas e práticas pedagógicas na educação básica : revisão da literatura da área de ensino de ciências naturais
Fecha
2021Otro título
Didactic proposals and pedagogical practices in basic education : literature review of the natural sciences teaching area
Materia
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aula ...
Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica da área de Didática das Ciências, envolvendo as publicações de sete periódicos nacionais, englobando a série histórica dos anos 2010 até 2020. Objetivou-se, centralmente: caracterizar as propostas didáticas desse campo do conhecimento, diante do cenário acadêmico nacional; identificar quais destas aparecem, efetivamente, como práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica; adotar os modelos pedagógicos tipicamente utilizados nas aulas de Ciências Naturais como categoria de análise principal das propostas referidas. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica interpretativa dos dados. Verificou-se a maior frequência: de propostas vinculadas ao Ensino Médio; de trabalhos oriundos de universidades públicas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná; dos modelos pedagógicos construtivista e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); de referenciais teóricos apropriados pelo campo construtivista; de estratégias baseadas em aulas expositivas/ dialogadas e em atividades investigativas; de práticas pedagógicas vinculadas ao ensino de Química e Ciências Naturais. As reflexões desenvolvidas apontam para o desafio de que seja ampliada a produção acadêmica envolvendo o ensino de Ciências Naturais para a Educação Infantil e para as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como indica a necessidade de que haja maior envolvimento dos docentes da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisas educacionais relacionadas à sua área de atuação. ...
Abstract
This article presents a literature review in the Natural Sciences Teaching area involving the publications of seven national journals covering the period from the years 2010 to 2020. The main objective was: to characterize the didactic proposals of this field of knowledge, in view of the national academic scenario; identify which of these appear, effectively, as pedagogical practices carried out in Basic Education; to adopt the pedagogical models typically used in the Natural Sciences classes a ...
This article presents a literature review in the Natural Sciences Teaching area involving the publications of seven national journals covering the period from the years 2010 to 2020. The main objective was: to characterize the didactic proposals of this field of knowledge, in view of the national academic scenario; identify which of these appear, effectively, as pedagogical practices carried out in Basic Education; to adopt the pedagogical models typically used in the Natural Sciences classes as the main analysis category of the referred proposals. Content analysis was used as an interpretive technique for the data. The highest frequency was found: of proposals linked to High School; works from public universities in the São Paulo, Rio Grande do Sul e Paranástates; of constructivist pedagogical models and Science, Technology and Society (STS); theoretical references appropriated by the constructivist field; strategies based on expository / dialogued classes and investigative activities;pedagogical practiceslinked to the Chemistry teaching and Natural Sciences teaching. The reflections developed point to the challenge of expanding academic production involving the Natural Sciences teaching for Preschool and Elementary School as well as indicating the need for greater involvement of Basic Education teachers in development educational research related to your expertise area. ...
En
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 16, n. 3 (abr. 2021), p. 165-187
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40361)Ciencias Humanas (6937)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License