Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFurtado, Tanara Fortept_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:40:20Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1806-3993pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234426pt_BR
dc.description.abstractO artigo tematiza impactos do estudo das Africanidades na formação continuada de docentes, no Curso de Aperfeiçoamento Uniafro/UFRGS, que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilha considerações de estudo em andamento, na área da pesquisa em Educação, articuladas no objetivo de compreender a implementação do ensino de história afro-brasileira como ação afirmativa no campo do currículo. Os resultados parciais demonstram a existência de processos de construção de estereotipias e de desestabilização de subjetividades docentes, na consolidação da Educação das Relações Étnico-Raciais nos espaços escolares. São referências analíticas as pensadoras Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silvapt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the impacts of the study of Africanities in the continuing education of teachers, in the Uniafro / UFRGS Improvement Course, who work in early childhood education and in the early years of elementary school. It shares ongoing study considerations in the area of research in Education, articulated with the aim of understanding the implementation of Afro-Brazilian history teaching as an affirmative curricular action. The partial results demonstrate the existence of construction processes of stereotypes and destabilization of teaching subjectivities, in the consolidation of the Education of Ethnic-Racial Relations in school spaces. Analytical references are the thinkers Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silvaen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol. 9, n. 17 (2020), p. 35-57pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAfro-brazilian historyen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleFormação continuada de professores e educação antirracista : ensino de história, africanidades e rompimento de estereotipiapt_BR
dc.title.alternativeHistory teaching, africanities and disruption of stereotypes in anti-racist teacher training en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136063pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem