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dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Priscila de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Priscila Nunespt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:39:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-4715pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234418pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se no texto analisar o ensino de história na formação inicial e continuada, através do estágio docente obrigatório em espaços escolares, tematizando o racismo institucional e o sexismo. O conceito de racismo institucional será interseccionado com o de sexismo, pois a análise destaca fenômenos observados com jovens estudantes negras, licenciandas do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Sob a perspectiva da abordagem qualitativa, consideram-se as práticas pedagógicas, construídas em processos de ensino e pesquisa, desenvolvidas a partir de autorreflexões e entrevistas abertas com estudantes negras em formação inicial. Problematiza-se a presença da branquitude, do sexismo e do racismo nas formas de viver e pensar essas práticas pedagógicas. Fundamenta-se em autoras como bell hooks, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, em associação com produções do campo específico do ensino de história no Brasil. As considerações parciais apontam a presença hegemônica das maneiras de agir e de pensar dabranquitude no imaginário das comunidades escolares e universitárias, produzindo ações de discriminação racial e de gênero.pt_BR
dc.description.abstractThe intention of the text is to analyze the teaching of history in initial and continuing education, through the mandatory teaching internship in school spaces, focusing on institutional racism and sexism. The concept of institutional racism will be intersected with that of sexism, as the analysis highlights phenomena observed with young black female students, graduates of the History Course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). From the perspective of the qualitative approach, pedagogical practices, built on teaching and research processes, developed from self-reflections and open interviews with black women in initial training, are considered. The presence of whiteness, sexism and racism in the ways of living and thinking about these pedagogical practices is problematized. It is based on authors such as bell hooks, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, inassociation with productions in the specific field of history teaching in Brazil. Partial considerations point to the hegemonic presence of ways of acting and thinking of whiteness in the imaginary of school and university communities, producing actions of racial and gender discrimination.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOdeere : Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Jequié, BA. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 109-137pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectWhitenessen
dc.subjectRacismen
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectSexismen
dc.titleBranquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeWhiteness, racism and sexism in teaching carried out by black women in history teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136060pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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