Branquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de história
dc.contributor.author | Meinerz, Carla Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Priscila de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Priscila Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T04:39:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-4715 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234418 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetiva-se no texto analisar o ensino de história na formação inicial e continuada, através do estágio docente obrigatório em espaços escolares, tematizando o racismo institucional e o sexismo. O conceito de racismo institucional será interseccionado com o de sexismo, pois a análise destaca fenômenos observados com jovens estudantes negras, licenciandas do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Sob a perspectiva da abordagem qualitativa, consideram-se as práticas pedagógicas, construídas em processos de ensino e pesquisa, desenvolvidas a partir de autorreflexões e entrevistas abertas com estudantes negras em formação inicial. Problematiza-se a presença da branquitude, do sexismo e do racismo nas formas de viver e pensar essas práticas pedagógicas. Fundamenta-se em autoras como bell hooks, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, em associação com produções do campo específico do ensino de história no Brasil. As considerações parciais apontam a presença hegemônica das maneiras de agir e de pensar dabranquitude no imaginário das comunidades escolares e universitárias, produzindo ações de discriminação racial e de gênero. | pt_BR |
dc.description.abstract | The intention of the text is to analyze the teaching of history in initial and continuing education, through the mandatory teaching internship in school spaces, focusing on institutional racism and sexism. The concept of institutional racism will be intersected with that of sexism, as the analysis highlights phenomena observed with young black female students, graduates of the History Course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). From the perspective of the qualitative approach, pedagogical practices, built on teaching and research processes, developed from self-reflections and open interviews with black women in initial training, are considered. The presence of whiteness, sexism and racism in the ways of living and thinking about these pedagogical practices is problematized. It is based on authors such as bell hooks, Grada Kilomba, Nilma Lino Gomes and Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, inassociation with productions in the specific field of history teaching in Brazil. Partial considerations point to the hegemonic presence of ways of acting and thinking of whiteness in the imaginary of school and university communities, producing actions of racial and gender discrimination. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Odeere : Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Jequié, BA. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 109-137 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Whiteness | en |
dc.subject | Racism | en |
dc.subject | Sexismo | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Sexism | en |
dc.title | Branquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de história | pt_BR |
dc.title.alternative | Whiteness, racism and sexism in teaching carried out by black women in history teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001136060 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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