Uma experiência com a técnica Delfi
dc.contributor.author | Wright, Richard George | pt_BR |
dc.contributor.author | Cechin, Eugenio Marcelino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T04:39:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1980 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/234413 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Técnica Delfi é um processo de planejamento que pode ser utilizada para colher as opiniões de pessoas que participam do processo decisório para planejamento educacional, político, econômico, administrativo ... , de maneira a eliminar as pressões psicológicas do grupo sobre o inldivíduo, o que freqüentemente ocorre em reuniões. Organiza-se questionários, sendo que o primeiro é composto de perguntas sobre o futuro como é percebido pelos envolvidos, a respeito de uma determinada área. A partir deste levantamento, compõem-se questionários subseqüentes, onde são atribuídos graus de valor a cada ítem, de forma a hierarquizar a importância do mesmo em relação aos demais. Este procedimento conduz, gradualmente, a um consenso cada vez mais preciso até que se alcance um grau satisfatório de concordâncias, o que se obtém com a tabulação dos resultados. Assim, os participantes têm a oportunidade de refletir profundamente sobre o assunto em pauta, antes de emitir sua opinião, a qual estará livre de pressões por ser anônima e implicará num engajamento na busca de uma solução. A técnica Delfi é de grande valor em planejamento a longo prazo e na busca de soluções alternativas, permitindo também que o parecer da minoria seja considerado, desde que bem fundamentado. Este artigo descreve o uso desta técnica no curso de planejamento em pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde os alunos de pós-graduação a utilizaram na avaliação do progresso educacional brasileiro nos próximos 50 anos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Delphi is a planning technique which can be implemented to obtain the opinions of key decision makers and experts in a given field and is applicable to educadonal, economic, administrative and political organizational planning. Group pressure an individuals os reduced in that face to face confrontations are avoided. Through a series of questionnaires, the first of which simply asks for future developments in a given field, a gradual consensus is reached through subseqent questionnaires. The panicipants have an opportunity to refleet on proposed future activities, in an isolated environment, and can respond in an autonomus manner through a questionnaire in an attempt to find future priorities. The greatest value in utilizing the Delphi Method is in long range planning, in the search for alternative solutions, and in obtaining a concensus while identifying the minority position. This article describes the use of this method in a graduate planning course at the Federal University of Rio Grande so Sul in which the graduate students utilized this method in assessing future Brazilian educational development over the next 50 years. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 1980), p. 119-137 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Técnica de Delfos | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | Uma experiência com a técnica Delfi | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000065877 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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