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dc.contributor.advisorTeixeira, Vítor Aquino de Queiroz Davilapt_BR
dc.contributor.authorBreunig, Humberto Dornelespt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:38:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234398pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso tem como foco as dimensões da experiência e da arte vinculadas a um jogo digital chamado Gris. Essa pesquisa é pensada tanto a partir do texto quanto por desenhos feitos por mim. Partindo da observação de fóruns e plataformas on-line de interação tento mapear as relações que constituem Gris. Seguindo essas vinculações, traço uma rede que vai desde o algoritmo, imagem e som até os jogadores e produtores de conteúdo. Depois, com esses sistemas de conexões aproximo Gris à noção de pessoa distribuída (GELL, 1988). Na sequência, analiso a experiência de jogo a partir do conceito de performance procurando pensar Gris como um teatro, objetivando, assim, a produção de sensibilidades e afetos que perpassam o jogo. Por fim, busco investigar a materialidade do código, da música e da imagem em Gris, observando como as ideias de arte e experiência se relacionam com objetos, mas também como esses últimos se constituem através da complementariedade entre categorias sensíveis e inteligíveis (LÉVI-STRAUSS, 1993, 2015).pt_BR
dc.description.abstractThis course completion work focuses on the dimensions of experience and art linked to a digital game called Gris. This research is designed both from the text and from drawings made by me. Starting from the observation of forums and online interaction platforms, I try to map the relationships that constitute Gris. Following these links, I draw a network that goes from the algorithm, image and sound to the players and content producers. Then, with these connection systems, I bring Gris closer to the notion of distributed person (GELL, 1988). Afterward, I analyze the game experience from the concept of performance, trying to think of Gris as a theater, thus aiming at the production of sensibilities and affections that permeate the game. Finally, I seek to investigate the materiality of code, music and image in Gris, observing how the ideas of art and experience relate to objects, but also how the latter are constituted through the complementarity between sensitive and intelligible categories (LÉVI-STRAUSS, 1993, 2015).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectGrisen
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectDigital gameen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectPerson distributeden
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectMaterialityen
dc.titleO retrato de Gris : experiência e arte num jogo digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135744pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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