Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMedeiros, Marilú Fontoura dept_BR
dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorLewin, Zaida Grinbergpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:37:43Zpt_BR
dc.date.issued1979pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234387pt_BR
dc.description.abstractExperiência de treinamento em Psicopedagogia e Metodologia, desenvolvida com a participação de 278 professores do Ensino Supletivo. Objetivou-se testar o rádio e correspondente material de auto-instrução como recursos eficientes de aprendizagem. Para isto foram selecionados três grupos : um grupo de controle, um grupo que recebeu treinamento somente através do rádio e outro grupo, que além de participar da experiência propiciada pelo rádio, teve também o apoio do material de auto-instrução para cada uma das 24 teleaulas. Os resultados evidenciaram que o treinamento foi significativamente produtivo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos dois grupos experimentais, principalmente naquele que ouviu o rádio e trabalhou com o material de auto-instrução. No entanto, o desempenho do professor, percebido pelo aluno, evidenciou diferenças significativas para o grupo que recebeu o treinamento pelo rádio com material de auto-instrução em comparação com o grupo que só recebeu treinamento através do rádio.pt_BR
dc.description.abstractTraining experience in Educational Psychology with the participation of 278 teachers of Adult Education (Ensino Supletivo). The objective was to assess the effectiveness of the radio and corresponding self-instructional material as a teaching learning tool. Three groups were selected: a control group, a group that received only the radio training and another group that besides receiving training by means of the radio, also had the support of the selfinstructional material for each one of the 24 radio·lessons. The results demonstrated that the training material was significantly productive in developing cognitive skills for both experimental groups, specially for that one that had the instruction by radio and also received the self-instructional material. However, teacher performance as perceived by the students, demonstrated a significant difference between the group that used self-instructional material besides the use of radio and the other group that received only the training by means of radio.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 1979), p. 7-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducativapt_BR
dc.subjectRadiodifusãopt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleO papel do rádio no treinamento de professorespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065986pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem