Ciências, educação de relações etnicoraciais e autodeclaração na escola
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2019Author
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nas Ciências, até pouco tempo atrás, a raça era uma categoria de caráter ideológico, baseando relações de poder entre grupos, fundamentando o racismo e as teorias eugenistas. O combate direto a essas ideias se deu com o Movimento Negro, a ressignificação de raça, a criação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e o uso da autodeclaração nos censos do IBGE. Criando uma proposta antirracista no ensino de Ciências, o projeto Autodeclaração em Debate foi realizado em 8 turmas de 2 escolas públicas de Por ...
Nas Ciências, até pouco tempo atrás, a raça era uma categoria de caráter ideológico, baseando relações de poder entre grupos, fundamentando o racismo e as teorias eugenistas. O combate direto a essas ideias se deu com o Movimento Negro, a ressignificação de raça, a criação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e o uso da autodeclaração nos censos do IBGE. Criando uma proposta antirracista no ensino de Ciências, o projeto Autodeclaração em Debate foi realizado em 8 turmas de 2 escolas públicas de Porto Alegre. Valendo-se de questionamentos, o projeto trabalhou a identidade étnico-racial e suas implicações e constatou que, tratar desse tema no ensino de Ciências, promove uma educação antirracista, de equidade e de valorização dos sujeitos. ...
Abstract
Until recently, in the Sciences, the race was a category of ideological character, based on relations of power between groups and grounded on racism and eugenicist theories. The direct combat to these ideas occurred with the Brazilian Black Movement, re-signification of race, creation of Brazilian laws nº 10.639/03, 11.645/08 and the use of the self-declaration in the census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics. To create an antiracist proposal in science teaching, the Self-De ...
Until recently, in the Sciences, the race was a category of ideological character, based on relations of power between groups and grounded on racism and eugenicist theories. The direct combat to these ideas occurred with the Brazilian Black Movement, re-signification of race, creation of Brazilian laws nº 10.639/03, 11.645/08 and the use of the self-declaration in the census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics. To create an antiracist proposal in science teaching, the Self-Declaration in Debate project was carried out in 8 classes of 2 public schools in the city of Porto Alegre. Using questions, the project worked on ethnic-racial identity and its implications. It was found that addressing this issue in the teaching of science promotes antiracist education, equity, and appreciation of subjects. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Biotecnologia.
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