A integração mercado-sala de aula e os desafios da atualização do ensino de engenharia mecânica
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho aborda o tema da proposição de melhora da conexão entre o mercado de trabalho e o ambiente acadêmico presente na graduação de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa envolvida no desenvolvimento desta tese abrange questionário interativo com alunos e egressos do curso – com a finalidade de coletar dados acerca das oportunidades de melhoria na graduação da UFRGS, demandas do mercado de trabalho e críticas perante o cenário d ...
O presente trabalho aborda o tema da proposição de melhora da conexão entre o mercado de trabalho e o ambiente acadêmico presente na graduação de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa envolvida no desenvolvimento desta tese abrange questionário interativo com alunos e egressos do curso – com a finalidade de coletar dados acerca das oportunidades de melhoria na graduação da UFRGS, demandas do mercado de trabalho e críticas perante o cenário de instalações físicas e metodologias de ensino da universidade –, análise curricular de outras universidades de renome nacional e mundial – a fim de comparar os pontos aplicados nessas instituições e adaptá-los a realidade da UFRGS – e posterior sugestão de criação de uma disciplina integradora, denominada “PRÁTICAS PROFISSIONAIS E GESTÃO DE PROJETOS” como objeto final conclusivo deste estudo. ...
Abstract
This paper addresses the issue of improving the connection between the labor market and the academic environment present in mechanical engineering graduation at the Federal University of Rio Grande do Sul. The research methodology involved in the development of this thesis includes an interactive questionnaire with students and graduates of the course - in order to collect data about opportunities for improvement in graduation at UFRGS, demands of the labor market and criticisms regarding the s ...
This paper addresses the issue of improving the connection between the labor market and the academic environment present in mechanical engineering graduation at the Federal University of Rio Grande do Sul. The research methodology involved in the development of this thesis includes an interactive questionnaire with students and graduates of the course - in order to collect data about opportunities for improvement in graduation at UFRGS, demands of the labor market and criticisms regarding the scenario of physical facilities and teaching methodologies at the university -, curriculum analysis of other renowned universities national and global – in order to compare the points applied in these institutions and adapt them to the reality of UFRGS – and subsequent suggestion to create an integrative discipline, called “PROFESSIONAL PRACTICES AND PROJECT MANAGEMENT” as the final conclusive object of this study. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License