Ação docente como ato poético na produção de objetos propositores
View/ Open
Date
2021Author
Type
Title alternative
Teaching action as a poetic act in the production of proposer objects
Acción docente como acto poético en la producción de objetos propositivos
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O tema central desta pesquisa é a criação de materiais didáticos como ato poético. Situa-se no campo de conhecimento das Artes Visuais, mas pode ser utilizada em outros campos, por interessados em produzir outras formas de relação e experimentação em situações de aprendizagem, que incluam a dimensão poética e autoral. Para embasar a reflexão e as produções, são utilizadas as ideias de Objeto de aprendizagem poético, Pedagogia do evento e proposições da artista Lygia Clark. É apresentado um Obje ...
O tema central desta pesquisa é a criação de materiais didáticos como ato poético. Situa-se no campo de conhecimento das Artes Visuais, mas pode ser utilizada em outros campos, por interessados em produzir outras formas de relação e experimentação em situações de aprendizagem, que incluam a dimensão poética e autoral. Para embasar a reflexão e as produções, são utilizadas as ideias de Objeto de aprendizagem poético, Pedagogia do evento e proposições da artista Lygia Clark. É apresentado um Objeto propositor poético realizado e relacionado aos conceitos e ao referencial artístico referidos. ...
Abstract
The central theme of this research is the creation of didactic materials as a poetic act. It is based on the Visual Arts field of knowledge, although it can be used in other fields by those interested in producing other forms of relationship and experimentation in learning situations, which include the poetic and authorial dimension. The ideas of Poetic learning object, Pedagogy of the event and Lygia Clark’s artistic propositions are used to support reflections and productions. An accomplished ...
The central theme of this research is the creation of didactic materials as a poetic act. It is based on the Visual Arts field of knowledge, although it can be used in other fields by those interested in producing other forms of relationship and experimentation in learning situations, which include the poetic and authorial dimension. The ideas of Poetic learning object, Pedagogy of the event and Lygia Clark’s artistic propositions are used to support reflections and productions. An accomplished poetic proposer object related to the referred concepts and artistic reference is presented. ...
Resumen
El tema central de esta investigación es la creación de materiales didácticos como acto poético. Se sitúa en el campo de conocimiento de las Artes Visuales, pero puede ser utilizado en otros campos, por aquellos interesados en producir otras formas de relación y experimentación en situaciones de aprendizaje, que incluyan la dimensión poética y autoral. Para apoyar la reflexión y las producciones se utilizan las ideas de Objeto de aprendizaje poético, Pedagogía del acontecimiento y propuestas de ...
El tema central de esta investigación es la creación de materiales didácticos como acto poético. Se sitúa en el campo de conocimiento de las Artes Visuales, pero puede ser utilizado en otros campos, por aquellos interesados en producir otras formas de relación y experimentación en situaciones de aprendizaje, que incluyan la dimensión poética y autoral. Para apoyar la reflexión y las producciones se utilizan las ideas de Objeto de aprendizaje poético, Pedagogía del acontecimiento y propuestas de la artista Lygia Clark. Se presenta un Objeto poético propositivo realizado y relacionado con los conceptos y con el referencial artístico referidos. ...
In
GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n.3 (set./dez. 2021), p. 774-792
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40175)
This item is licensed under a Creative Commons License