Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStumpf, Felipe Tempelpt_BR
dc.contributor.authorZeidler, Gustavo Luizpt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T04:36:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234187pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa documentar as etapas de projeto e melhoria de um pedalbox voltado para a aplicação em um protótipo monoposto da equipe de Formula SAE da universidade. A partir de um estudo prévio do sistema já construído e utilizado no veículo, constata-se um deslocamento excessivo do pedal de freio. Conseguinte estabelece-se novas diretrizes e uma metodologia para um novo sistema. Através de uma nova proposta a geometria foi desenhada e simulada computacionalmente a fim de comparar o deslocamento total da estrutura, que foi um inconsistência no sistema anterior. As condições de operação do pedalbox partem de um regulamento internacional que coordena a competição de Formula SAE, objetivando a construção deste projeto em conjunto com o restante do veículo. As simulações acontecem a partir da comparação do deslocamento da nova geometria e o sistema. A nova geometria permite ainda a avaliação de tensões, redução de massa e de custos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to document the design and improvement steps of a pedalbox aimed at application in a single-seat prototype from the university's Formula SAE team. From a previous study of the system already built and used in the vehicle, an excessive displacement of the brake pedal can be seen. Consequently, new guidelines and a methodology for a new system are established. Through a new proposal, the geometry was designed and computationally simulated in order to compare the total displacement of the structure, which was an inconsistency in the previous system. The pedalbox operating conditions are based on an international regulation that coordinates the Formula SAE competition, aiming to build this project together with the rest of the vehicle. The simulations take place by comparing the displacement of the new geometry and the system. The new geometry also allows the evaluation of stresses, mass and cost reduction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVehicleen
dc.subjectVeículos de competiçãopt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectComputer simulationen
dc.subjectPedalboxen
dc.titleProjeto de um pedalbox para formula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples