Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorSchweig, Ana Letícia Meirapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T04:36:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234184pt_BR
dc.description.abstractO intuito desse trabalho é pensar como ficção, imagens, desenhos e as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de sociologia do ensino médio na escola básica. Busca-se conversar com pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para tensionar a ideia da imagem como representação nas práticas docentes. Com objetivo de pensar numa atuação mais inventiva do ensino e das ciências sociais, tento me distanciar da ideia de transmissão de conteúdos. Inspirada pela noção de imaginação sociológica de Mills (1975), procuro evocar experiências que façam aproximações entre “o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar ocorrendo dentro deles mesmos” (MILLS, 1975, p. 11), ou seja, compreender relações entre história, biografia e sociedade. O texto convida para conversar imagens, ficções, narrativas e experiências junto a autores da educação e antropologia, considerando as potências dessas obras. Numa tentativa não só de propor o diálogo para sala de aula, mas como exercício também acadêmico, apresento uma pequena história em quadrinho.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to think about how fiction, images, drawings and comics can contribute to the teaching of high school sociology in elementary school. I seek to converse with researchers from different areas of knowledge in order to tension the idea of the image as a representation in teaching practices. Trying to reach a more creative performance of teaching and social sciences, I seek to avoid the idea of education as content transmission. Inspired by Mills' (1975) notion of sociological imagination, I seek to evoke experiences that bring together “what is happening in the world and what may be happening within themselves” (MILLS, 1975: 11). In other words, understand relationships between history, biography and society. The text invites to discuss images, fictions, narratives and experiences with authors of education and anthropology, considering the potencies of these works. In an attempt not only to propose dialogue for the classroom, but also as an academic exercise, I present a small comic book.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.titleImaginar para conhecer : ficção, imagens, desenhos e histórias em quadrinhos no ensino de sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135995pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples