Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Fabiene De Moraes Vasconcelospt_BR
dc.contributor.authorSchmitt, Yuript_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T04:36:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234180pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa uma experiência de uso da fotografia realizada com uma turma do segundo ano da Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre. Nela, a fotografia foi utilizada como disparadora do debate acerca da temática da cultura a partir de uma construção dialógica com os estudantes, com o intuito de aproximar o conhecimento teórico das Ciências Sociais sobre a temática, tal como que está disposto no livro didático Sociologia em Movimento, com o conhecimento dos estudantes sobre o tema. Escolhi o momento da devolutiva, ou seja, meu retorno sobre as fotografias produzidas pelos estudantes, como metodologia de ensino estruturada em dois momentos: primeiro, a partir da análise das fotografias e das descrições enviadas pelos estudantes e em seguida combinando-as com as discussões teóricas da temática da cultura a partir do que foi fotografado. Como resultado, pude perceber que o uso das fotografias em educação, e em especial como disparadora de debates, auxilia na compreensão de temáticas caras à Ciências Sociais, pois aproximam o discurso científico a experiências e narrativas dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes an experience with photography done with a class from the second year of the Technical State School Parobé in Porto Alegre. The photo was used as a debate starter about culture from a dialogical construction with the students, meaning to bring closer the theoretical knowledge of the Social Sciences about the theme as it is laid out in the textbook Sociologia em Movimento and the knowledge of the students about the theme. The chosen moment was the feedback about the photos taken by the students, as a teaching methodology structured in two moments: the first moment is the analysis of the photos and the descriptions sent by the students and then matching them with the theoretical discussions of culture based on what was photographed. As a result, it was noticed that the use of photography with education, specially as a debate starter, helps comprehend Social Sciences themes because they bring closer the scientific speech to the experiences and stories of the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectEducationen
dc.subjectFeedbacken
dc.titleFotografias como disparadoras em ciências sociais : um trabalho sobre cultura realizado com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples