Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
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Date
2020Type
Title alternative
National common curriculum base and infocommunication skills: a correlation analysis
Base nacional común curricular y competencias infocomunicacionales: un análisis de correlación
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicaciona ...
Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação. ...
Abstract
Among the ten general skills proposed in the National Common Curriculum Base (BNCC, 2018) for basic education in Brazil, at least four mention attention to the use of resources or digital experiences, two others deal more specifically with content and another competence focuses on dialogue and cooperation. The purpose of this paper is to observe if there is a correlation between the general competences foreseen in the BNCC and the academic conceptual, namely in the scope of the infocommunicatio ...
Among the ten general skills proposed in the National Common Curriculum Base (BNCC, 2018) for basic education in Brazil, at least four mention attention to the use of resources or digital experiences, two others deal more specifically with content and another competence focuses on dialogue and cooperation. The purpose of this paper is to observe if there is a correlation between the general competences foreseen in the BNCC and the academic conceptual, namely in the scope of the infocommunication skills. A bibliographical review was carried out on the concepts related to Mediatic and Information Literacy (Alfin), Infocommunication Skills and New Media Literacy along with a BNCC analysis in the light of theoretical discussions were carried out as a methodology. Among the results of the research, BNCC’s appropriation of current theoretical references showed a greater correlation with information skills, which refer to the ability to locate, evaluate and apply information. ...
Resumen
De las 10 competencias generales propuestas en la Base Nacional Común Curricular (BNCC, 2018) para la educación básica en Brasil, al menos cuatro mencionan atención para el uso de recursos o vivencias digitales, otras dos tratan más específicamente de contenido y otra competencia se centra en el diálogo y cooperación. El objetivo de este artículo es analizar si existe correlación entre las competencias generales previstas en la BNCC y los avances conceptuales académicos, especialmente en el ámb ...
De las 10 competencias generales propuestas en la Base Nacional Común Curricular (BNCC, 2018) para la educación básica en Brasil, al menos cuatro mencionan atención para el uso de recursos o vivencias digitales, otras dos tratan más específicamente de contenido y otra competencia se centra en el diálogo y cooperación. El objetivo de este artículo es analizar si existe correlación entre las competencias generales previstas en la BNCC y los avances conceptuales académicos, especialmente en el ámbito de las competencias infocomunicacionales. Como metodología, fueron realizadas revisión bibliográfica sobre los conceptos relacionados a la Alfabetización Informacional (Alfin) y Midiática, Competencias Infocomunicacionales y New Media Literacy; además de análisis de la BNCC a la luz de las discusiones teóricas. Entre los resultados de la investigación, se evidenció apropiación por la BNCC de referencias teóricas actuales, teniendo una correlación mayor con las competencias en información, que se refieren a la capacidad de localizar, evaluar y aplicar la información. ...
In
Intercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 43, n. 3 (set./dez. 2020), p. 99-114
Source
National
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