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dc.contributor.advisorDal Molin, Denise Carpena Coitinhopt_BR
dc.contributor.authorCatusso, Amandapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-15T04:48:49Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234092pt_BR
dc.description.abstractA preocupação com a vida útil das estruturas de concreto armado e os fatores que as afetam faz com que o estudo dos fenômenos que causam a degradação dessas estruturas sejam cada vez mais necessários. Inúmeras pesquisas apontam a corrosão das armaduras como um dos principais fatores de degradação das estruturas de concreto armado. Em ambientes urbanos, a carbonatação é uma das maiores causas responsáveis pela corrosão de armaduras. A NBR 6118 exige premissas, como o cobrimento da armadura, para garantir a proteção da estrutura no ambiente em que será empregada. O presente trabalho tem como objetivo a análise da influência da adição de dióxido de titânio nas profundidades de carbonatação em concretos brancos, e paralelamente, a análise da capacidade de autolimpeza. Para tal foram confeccionados cinco tipos de concretos empregando diferentes formas de tratamento: I – Sem adição de TiO2, II – Com adição de 10% de TiO2 na massa do concreto, III – Camada superficial de argamassa com adição de 10% de TiO2, IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 24 horas após a concretagem, , IV – Aspersão de solução aquosa de 10% de TiO2 7 dias após a concretagem. Todas as amostras foram expostos a dois ambientes: natural e acelerado. Foram realizados dois ensaios: a medição da profundidade de carbonatação, e da capacidade de autolimpeza dos tratamentos empregados, com o auxílio de um espectrofotômetro. A partir dos resultados pode-se concluir que a adição de TiO2 na massa do concreto não influencia nas profundidades de carbonatação e que a aspersão após 24 horas é a melhor opção para o emprego de TiO2 em concretos no que diz respeito à autolimpeza. Desta forma, a aspersão após 24 horas se mostra a melhor e mais econômica alternativa de emprego do TiO2 em concretos brancos a fim de torná-los autolimpantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConcreto brancopt_BR
dc.subjectCarbonataçãopt_BR
dc.subjectDióxido de titâniopt_BR
dc.titleInfluência da adição de dióxido de titânio na carbonatação de concretos brancospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCasarin, Roberta Picançopt_BR
dc.identifier.nrb001111290pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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