Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVieira, Davi Aragãopt_BR
dc.contributor.authorVitelli, Celsopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T04:36:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1983-7348pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233980pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa cenas do filme Don Juan DeMarco(1995), uma das obras que compõem a pesquisa “Lições de masculinidades no cinema em quatro filmes”, com o objetivo de investigar as formas de masculinidade evidenciadas na trama por meio das relações entre os personagens. Isso posto, assume-se como problema de pesquisa a capacidade pedagógica das produções cinematográficas. Portanto, ao longo deste trabalho, são examinadas as masculinidades encontradas no filme e sua interseção com o campo de pesquisa educacional, partindo dos estudos sobre sexualidade de Michel Foucault (1984, 1988) e das contribuições sobre gênero de Luciana Gruppelli Loponte (2010) e de Anneke Smelik (2016a, 2016b), entre outros autores. Uma das possíveis conclusões é a hipótese de que a temática do homem que se torna um sedutor é uma das formas de exercer a masculinidade, perseverante ainda hoje em grandes produções do cinema estadunidense, assunto que se almeja desdobrar em futuras investigações.pt_BR
dc.description.abstractThe present article analyzes scenes from the film Don Juan DeMarco(1995), directed by Jeremy Leven, one of the works that constitute the ongoing research “Lições de masculinidades no cinema em quatro filmes”(Masculinity lessons in cinema in four movies), to investigate the hypothesis of a man as aseductive individual, a form of masculinity evidenced in the plot, through knowledge transmitted by the protagonist to the other characters. That said, it is assumed as a research problem the pedagogical capacity of cinematographic productions, having as general objective to analyze the teachings about masculinity in the work examined. Preliminarily, it dealswith the pedagogical character found in cinema. The masculinity found in this cinematographic production is examined and the intersection with the educational research field, starting from theoretical references such as Michel Foucault's studies on sexuality (1984, 1988) and the contributions on gender by Luciana Gruppelli Loponte (2010) and Anneke Smelik (2016a, 2016b), among other authors. One of the possible conclusions is the hypothesis that the theme of the man who becomes a seducer, a fundamental partof the plot of the film Don Juan DeMarco(1995), is one of the ways of exercising masculinity, persevering even today in great American cinema productions, a subject that is aimed at being developed in future investigations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Digital do LAV. Santa Maria : Laboratório de Artes Visuais, 2021. Vol. 14, n. 3 (2021), p. 5-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectSeduçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleO filme Don Juan DeMarco e a construção do ‘homem sedutor'pt_BR
dc.title.alternativeThe film Don Juan DeMarco and the construction of the ‘seductive man' en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135828pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples