Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorBenvenuti, Juçarapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T04:32:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233899pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents and reflects about a didactic-pedagogical experience of writing formative memorials with subjects of youth and adult education (EJA) in a public school in Porto Alegre. In this reflective essay, we intent to contextualize a significant experience undertaken with the EJA’ students of elementary school, as well as to make the device of writing memorials like as a powerful and affirmative educational strategy in their life trajectories. In other words, it is here to question, as an investigative disposition, how reflective movements are manifested in the process of autobiographical writing. When reporting the work developed in a Projeto de Investigação (PI) classes, we present the markers made explicited and evidenced in the writing process of this public. The meetings allowed the preparation, monitoring of construction and the production of the memorial itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), p. 1-7pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemorialen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectAutobiographical writingen
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectEJAen
dc.titleMemoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135445pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples