Memoriais na educação de jovens e adultos : vidas, histórias, escritas reflexivas e autobiográficas
Fecha
2020Materia
Resumo
Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui proble ...
Este trabalho apresenta e reflete sobre uma experiência didático-pedagógica de escrita de memoriais formativos com sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Porto Alegre. Buscamos, neste ensaio reflexivo, contextualizar esta experiência significativa empreendida com os estudantes da EJA do ensino fundamental, bem como visibilizar o dispositivo da escrita de memoriais como uma estratégia educativa potente nas trajetórias de vida. Em outras palavras, cabe aqui problematizar, enquanto disposição investigativa, de que modo os movimentos reflexivos são manifestos no processo de escrita autobiográfica. Ao relatar o trabalho desenvolvido em aulas do componente curricular Projeto de Investigação (PI), apresentamos os marcadores explicitados e evidenciados no processo de escrita deste público. Os encontros permitiram a preparação, o acompanhamento da construção e a própria produção do memorial. ...
Abstract
This paper presents and reflects about a didactic-pedagogical experience of writing formative memorials with subjects of youth and adult education (EJA) in a public school in Porto Alegre. In this reflective essay, we intent to contextualize a significant experience undertaken with the EJA’ students of elementary school, as well as to make the device of writing memorials like as a powerful and affirmative educational strategy in their life trajectories. In other words, it is here to question, a ...
This paper presents and reflects about a didactic-pedagogical experience of writing formative memorials with subjects of youth and adult education (EJA) in a public school in Porto Alegre. In this reflective essay, we intent to contextualize a significant experience undertaken with the EJA’ students of elementary school, as well as to make the device of writing memorials like as a powerful and affirmative educational strategy in their life trajectories. In other words, it is here to question, as an investigative disposition, how reflective movements are manifested in the process of autobiographical writing. When reporting the work developed in a Projeto de Investigação (PI) classes, we present the markers made explicited and evidenced in the writing process of this public. The meetings allowed the preparation, monitoring of construction and the production of the memorial itself. ...
En
Cadernos do Aplicação. Vol. 33, n.2 (jul./dez. 2020), p. 1-7
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40503)Ciencias Humanas (7005)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License