Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorBernardo, Gertrudes Angélica Vargaspt_BR
dc.contributor.authorLopes, Amanda de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T04:31:06Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2175-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233878pt_BR
dc.description.abstractA partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente.pt_BR
dc.description.abstractBased on curriculum studies and the studies of Michel Foucault, the article aims to analyze the discursive production on teaching conveyed in Early Childhood Education curriculum documents inthe cities of Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba andFlorianópolis, which were elaborated after the approval of the current Brazilian guidelines(MEC, 2017). Through discourse analysis, discursive tactics present in the texts are evidenced,by instituting practices guided by a neoliberal rationality, operate in the constitution of the teacherneo-subject. Based on the analyses, it is possible to infer that the curricular documents confirmthe instructionscontained in the national guidelines, prescribe modes of professional performance,and maketeacher a secondary authorship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 13, n. 33 (set./dez. 2021), p. 33-57pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectCurriculum policiesen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleEducação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipaispt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education after new brazilian guidelines and the production of the neo-subject teacher in municipal curriculum documents en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135447pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples