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dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Deise Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-06T04:32:15Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233824pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar a Medida de Identidade Vocacional – MIV (Vocational Identity Measure – VIM; Gupta, Chong & Leong, 2015) para o português brasileiro e obter evidências de validade e estimativas de fidedignidade para esse instrumento em uma amostra de 378 estudantes (77,2% mulheres) entre 18 a 58 anos (M=24; DP=6,9), sendo 63,5% universitários e 36,5% estudantes pré universitários. As evidências de validade foram obtidas em dois níveis: estrutura fatorial do instrumento e correlações com construtos teoricamente relacionados. Os resultados da análise fatorial, da análise paralela e da avaliação de unidimensionalidade convergiram indicando que a escala mede um construto unidimensional. A correlação da MIV com o ICPP, instrumento que mede clareza e certeza do autoconceito, foi da ordem de 0,70, revelando convergência entre as medidas. A análise das correlações confirmou as expectativas de que a MIV se correlacionaria de forma negativa com orientação para o presente e positiva com orientação ao futuro, exploração do ambiente e exploração de si. Tomados em conjunto, os resultados deste estudo provêm evidências de validade para a versão brasileira da MIV. Além disso, a fidedignidade da escala mostrou-se elevada (alpha=0,96), indicando tratar-se de um instrumento com boa precisão. A principal contribuição desta pesquisa foi disponibilizar um instrumento internacional que avalia um construto relevante no campo do desenvolvimento e aconselhamento de carreira e que pode servir para ampliar as pesquisas sobre essa temática, além de poder ser utilizado para intervenções em orientação profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to translate and adapt the Vocational Identity Measure - MIV (Vocational Identity Measure - VIM; Gupta, Chong & Leong, 2015) into Brazilian Portuguese and to obtain evidences of validity and reliability estimates for this instrument in a sample of 378 students (77.2% women) between 18 and 58 years old (M = 24; SD = 6.9), 63.5% were university students and 36.5% were pre-university students. Evidences of validity were obtained at two levels: factorial structure of the instrument and correlations with theoretically related constructs. The results of factor analysis, parallel analysis and unidimensionality assessment converged indicating that the scale measures a unidimensional construct. The correlation of the VIM with the ICPP, an instrument that measures clarity and certainty of the self-concept, was around 0.70, showing convergence between the measures. The analysis of the correlations confirmed the expectations that the VIM would correlate negatively with an orientation towards the present and positive with an orientation towards the future, exploration of the environment and exploration of the self. Taken together, the results of this study provide evidences of validity for the Brazilian version of VIM. In addition, the reliability of the scale proved to be high (alpha=0,96), indicating that it is an instrument with good precision. The main contribution of this research was to provide an international instrument that assesses a relevant construct in the field of development and career counseling and that can serve to expand the research on this theme, in addition to being able to be used for vocational guidance interventions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrientação vocacionalpt_BR
dc.subjectVocational identityen
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional orientationen
dc.subjectCareer counselingen
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectPsicologia : Testes e medidas : Brasilpt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectTraduçõespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPrecisão do testept_BR
dc.titleTradução, adaptação e evidências de validade da vocational identity measure (medida de identidade vocacional) com estudantes brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135661pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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