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dc.contributor.authorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T04:29:53Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1415-0549pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233750pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa apresentar um panorama diacrônico das abordagens de dois seriados veiculados em períodos distintos, num intervalo de duas déca-das. O primeiro, intitulado Queer as Folk, de 2000, na TV por assinatura, aborda as vivências não normatizadas da sexualidade gay e lésbica, enquanto o segundo, Pose, mais recente, por streaming, avança nas representações de minorias tran-sexuais e transgêneros, com cortes de raça e de classe social. Evidencia-se, a partir de um olhar sobre os estudos de gênero e da sexualidade, com aporte das representações sociais da psicologia social e dos estudos culturais, pela análise de conteúdo, como se dão as visibilidades das tensões e das negociações do que escapa da heteronormatividade nos limites da ficção seriada televisiva. Da visibilidade de uma hegemonia gay, branca, classe média com o mote da ho-mofobia, duas décadas após, percebe-se as representações de pessoas negras e vulneráveis social e economicamente ao enfrentarem a transfobia.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present a diachronic overview of the approaches of two serials broadcast in different periods, in an interval of two decades. The first, entitled Queer as Folk, from 2000, on pay TV, addresses the unstandardized experiences of gay and lesbian sexuality, while the second, Pose, most recently broadcast by strea-ming, advances in the representations of transexual and transgender minorities, with cuts of race and social class. It is evidenced, from a look at the studies of gender and sexuality, with the contribution of social representations of social psychology and cultural studies, by content analysis, how the visibilities of tensions and negotiations of what escapes heteronormativity within the limits of serial television fiction take place. From the visibility of a gay, white, middle class hegemony with the motto of homophobia, two decades later, we can see the representations of black and vul-nerable people socially and economically when facing transphobia.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo presentar un panorama diacrónico de los planteamientos de dos series emitidas en diferentes períodos, en un intervalo de dos décadas. El primero, titulado Queer as Folk, de 2000, en TV paga, aborda las experiencias no estandarizadas de la sexualidad gay y lésbica, mientras que el segundo, Pose, más reciente, de streaming, avanza en las representaciones de las minorías transexuales y transgénero, con Corta raza y clase social. Es evi-dente, desde una mirada a los estudios de género y sexualidad, con insumos de las representaciones sociales de la psicología social y los estudios culturales, a través del análisis de contenido, cómo las tensiones y negociaciones de lo que escapa a la heteronormatividad dentro de los límites de la ficción televisiva seriada. Desde la visibilización de una hegemonía gay, blanca, de clase media con el lema de la homofobia, dos décadas después, podemos ver las representaciones de las personas negras y vulnerables social y económicamente ante la transfobia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 28, n. 1 (jan./dez. 2021), e-40929pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGBTQIA+en
dc.subjectQueer As Folk (Série de televisão)pt_BR
dc.subjectPose (Série de televisão)pt_BR
dc.titleDe Queer as Folk a Pose, 20 anos depois: as representações em disputa, da homofobia à transfobiapt_BR
dc.title.alternativeFrom Queer as Folk to Pose, 20 years later: representations in dispute, from homophobia to transphobiaen
dc.title.alternativeDe Queer as Folk a Pose, 20 años después: representaciones en disputa, de la homofobia a la transfobiaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001135110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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