Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorSantos, Eduardo Schutz dospt_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T04:29:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233733pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é refletir sobre o Ensino de História para a formação cidadã dos alunos e das alunas a partir do paradigma da inclusão. A construção do percurso didático foi norteada pelo conceito de inclusão escolar defendido pela professora Maria Tereza Eglér Mantoan. Foram elaboradas atividades que contemplassem todos os/as estudantes, não houve qualquer tipo de simplificação, os participantes realizaram as mesmas tarefas de acordo com sua capacidade. O objetivo central desta pesquisa era investigar o potencial das aulas de História para a formação cidadã de todos os alunos e alunas, incluindo àqueles e àquelas com deficiência. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes com deficiência demonstraram ser capazes de fazer associações e pensar a sociedade onde vivem a partir do conhecimento histórico abordado.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de esta disertación es reflexionar sobre la enseñanza de Historia para la formación ciudadana de los alumnos y de las alumnas desde el paradigma de la inclusión. La construcción del camino didáctico estuvo guiada por el concepto de inclusión escolar defendido por la profesora Maria Tereza Eglér Mantoan. Las actividades fueron hechas para atender a todos los/las estudiantes, no hubo ninguna simplificación, los participantes realizaron las mismas tareas según su capacidad. El objetivo principal de este trabajo era investigar el potencial de las clases de Historia para la formación ciudadana de todos los alumnos y alumnas, incluidos aquellos y aquellas con deficiencia. A partir de los resultados obtenidos, se pudo constatar que los estudiantes con deficiencia demostraron que son capaces de hacer asociaciones y pensar sobre la sociedad en la que viven a partir de los conocimientos históricos discutidos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnseñanza de Historiaes
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusión escolares
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCiudadaníaes
dc.titleEnsino de História e inclusão : um caminho para a cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem