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Experimentações e composições na educação de um corpo-professor : dançar com um método de pesquisar-criar
dc.contributor.advisor | López Bello, Samuel Edmundo | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferraz, Wagner | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-04T04:35:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/233617 | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da discussão dos estudos sobre formação de professores(as), esta pesquisa se conduz por meio de uma multiplicidade temática transdisciplinar, pensando um corpo-professor e um método de pesquisar-criar. Todavia, tensiona a própria noção de professor(a), de formação, de aquisição e aplicação de conhecimentos presentes nos modelos de formação docente, conhecidos por racionalidades pedagógicas. O citado tensionamento possibilita movimentar a pesquisa em torno das criações conceituais e operacionais: corpo-professor(a), processos de experimentação e composição e método de pesquisar-criar. Por se tratar de uma multiplicidade temática, também necessita de uma multiplicidade problemática. Esta é composta dos estudos, das experiências docentes e artísticas e de processos vividos durante o pesquisar, por este corpo-professor-pesquisador-artista que aqui investiga e cria nos tensionamentos entre teoria e prática. Sendo assim, a problemática gira em torno de uma dita impossibilidade de se criar e pesquisar no exercício da docência, tendo em vista que professores(as) são produzidos no interior de racionalidades que regulam as práticas pedagógicas. Por isso, se faz necessário defender que os processos de experimentação e composição de um corpo-professor(a) são seu processo educador. Para efetivar tal empreendimento, se propõe a pensar possíveis descontinuidades dos citados modelos hegemônicos, através dos movimentos realizados para a criação do método de pesquisar-criar de caráter transdisciplinar, também chamado de pesquisar-criação e investigação criadora. O modo como esses movimentos de pesquisar e criar foram realizados, se fez através de processos de experimentação e composição. À medida que este corpo-professor pesquisava, se colocava a experimentar determinadas práticas e criar com elas, sendo: prática de inventariar; práticas de documentar; práticas de meditar somaticamente. O mesmo processo foi vivido na escrita e composição deste documento. As ações realizaram-se imanentemente umas às outras, não havendo hierarquias e ordenamentos fixos. As referências que agem de modo criador nesta proposta são advindas das perspectivas das filosofias da diferença, destacando-se as produções de Gilles Deleuze. Também são consultados estudos sobre formação de professores, pedagogia, corpo, dança (e educação somática) e filosofia matemática. Considerando que a pedagogia é uma ciência da educação que atravessa diferentes áreas de conhecimento e ensino, podemos pensar que essa ciência e, educação em ciência, pode ser criadora nos processos de experimentação e composição de um corpo-professor(a). Desse modo, uma constituição docente pode-se dar na ruptura de modelos pedagógicos, investindo em uma educação criadora, em uma pedagogia somática e uma educação com corpo que se põe a colocar o pensamento a dançar com um método de pesquisar-criar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on the discussion of studies on teacher education, this research is conducted through a multiplicity of transdisciplinary themes, thinking of a teacher-body and a research-creating method. However, it strains the very notion of teacher, of training, of acquisition and application of knowledge present in teacher training models, known as pedagogical rationales. The aforementioned tension makes it possible to move the research around conceptual and operational creations: teacher-body, experimentation and composition processes, and research-creating method. As it is a thematic multiplicity, it also needs a problematic multiplicity. This is composed of studies, teaching and artistic experiences and processes experienced during research, by this body-teacher-researcher-artist who investigates and creates here in the tensions between theory and practice. Thus, the issue revolves around the so-called impossibility of creating and researching in the teaching practice, given that teachers are produced within rationalities that regulate pedagogical practices. Therefore, it is necessary to defend that the experimentation and composition processes of a teacher-body are their educating process. In order to carry out such an undertaking, it is proposed to think about possible discontinuities of the mentioned hegemonic models, through the movements carried out for the creation of the research-creating method of transdisciplinary character, also called research-creation and creative investigation. The way in which these movements of researching and creating were carried out was done through processes of experimentation and composition. As this teacher-body researched, it set out to experiment with certain practices and create with them, namely: the practice of inventory; practices of documenting; practices of meditating somatically. The same process was experienced in the writing and composition of this document. The actions were carried out immanently to each other, with no fixed hierarchies and orders. The references that act creatively in this proposal come from the perspectives of the philosophies of difference, highlighting the productions of Gilles Deleuze. Studies on teacher education, pedagogy, the body, dance (and somatic education) and mathematical philosophy are also consulted. Considering that pedagogy is an educational science that crosses different areas of knowledge and teaching, we can think that this science, and science education, can be creative in the processes of experimentation and composition of a teacher-body. In this way, a teaching constitution can take place in the rupture of pedagogical models, investing in a creative education, in a somatic pedagogy and an education with a body that sets out to put thought to dance with a research-creating method. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Education and rationality pedagogical | en |
dc.subject | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject | Method | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Body | en |
dc.title | Experimentações e composições na educação de um corpo-professor : dançar com um método de pesquisar-criar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135084 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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