O diálogo entre saberes tradicionais e saberes escolares : um estudos sobre os desafios para a valorização da cultura do povo Kanhgág de Nonoai/RS
Fecha
2021Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa “O diálogo entre os saberes indígenas e saberes escolares: um estudo sobre os desafios para a valorização da cultura do povo kanhgág de Nonoai/RS vem em busca de um diálogo de educação escolar indígena kanhgág com a cultura kanhgág. A minha vivência por mais de quatro décadas como aluno e depois como professor de escola indígena na comunidade da Sede Nonoai/RS, me fez perceber o perigo da extinção da língua kanhgág e da cultura pelas novas gerações. O objetivo dessa pesquisa é mos ...
Esta pesquisa “O diálogo entre os saberes indígenas e saberes escolares: um estudo sobre os desafios para a valorização da cultura do povo kanhgág de Nonoai/RS vem em busca de um diálogo de educação escolar indígena kanhgág com a cultura kanhgág. A minha vivência por mais de quatro décadas como aluno e depois como professor de escola indígena na comunidade da Sede Nonoai/RS, me fez perceber o perigo da extinção da língua kanhgág e da cultura pelas novas gerações. O objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância dos saberes tradicionais, que são transmitidos pelos sábios e sábias indígenas, que são os (as) Kujá e o valor da língua para a revitalização da cultura do povo kanhgág. A metodologia desse estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho participante, pois foram realizadas entrevistas dialogadas com os sábios e lideranças da aldeia indígena e, igualmente, a observação participante sobre a realidade que forma a temática dessa dissertação. A parte final desse trabalho aponta para os principais desafios futuros que o povo kanhgág de Nonoai-RS precisa vencer para resistir e continuar forte com sua cultura e tradições. ...
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Isỹ nén to jãfῖn kỹ rán ja vỹ tỹ,” Ẽg hẽren kỹ Kanhgág kanhró pẽ kar ũri vẽnhkanhrãnrãn fã kãki vẽnhkanhró to jagnẽ mré to vãmén jé ke nῖ. Hẽren kỹ ẽg ũri ga tỹ Nonoai kãki kanhgág si tỹ nén ũ hyn Han fã ẽn to vẽnhkanhrãnrãn tῖ, hẽren kỹ ẽg ti tũ ke kamẽg han mũ. Isỹ tag to kanhrãn tῖ tóg se há tῖ ha. Kar sỹ vẽnhkanhrãn fã ki rãnhrãj tῖ vỹ se há tῖ gé. Hãra sỹ tugnỹm mỹr ẽg vῖ, kanhgág vῖ tó tῖ vỹ pipir tῖ ha, ũ tỹ gῖr e vỹ kanhgág vῖ tó vãnh nỹtῖ ha, kỹ tóg inh mỹ e tῖ, sỹ to mũmẽ tỹvῖ tóg tῖ, ...
Isỹ nén to jãfῖn kỹ rán ja vỹ tỹ,” Ẽg hẽren kỹ Kanhgág kanhró pẽ kar ũri vẽnhkanhrãnrãn fã kãki vẽnhkanhró to jagnẽ mré to vãmén jé ke nῖ. Hẽren kỹ ẽg ũri ga tỹ Nonoai kãki kanhgág si tỹ nén ũ hyn Han fã ẽn to vẽnhkanhrãnrãn tῖ, hẽren kỹ ẽg ti tũ ke kamẽg han mũ. Isỹ tag to kanhrãn tῖ tóg se há tῖ ha. Kar sỹ vẽnhkanhrãn fã ki rãnhrãj tῖ vỹ se há tῖ gé. Hãra sỹ tugnỹm mỹr ẽg vῖ, kanhgág vῖ tó tῖ vỹ pipir tῖ ha, ũ tỹ gῖr e vỹ kanhgág vῖ tó vãnh nỹtῖ ha, kỹ tóg inh mỹ e tῖ, sỹ to mũmẽ tỹvῖ tóg tῖ, kanhgág vῖ tỹ tũ’ kej ke ti. Tag to jykrén kỹ sóg vẽnhrá tag ki kanhgág si ag, kanhgág si fag tỹ nén ũ to kinhra tỹ inh mỹ tugtó ja ránrán kỹ tuvãj sór, ẽg nón kãmũ nỹtῖ tỹ ti tỹ ti tãn jé, ti tũ ke kamẽg jé, ti ter tũ nῖnh jé. Isỹ nén nón jãfῖn kỹ rán mũ tag tóg tỹ sỹ kanhgág ag, kanhgág fag tỹ, ẽg si ag, ẽg si fag tỹ nén ũ hyn han fã ẽn to, tag vỹ tỹ nén ũ há nῖ ke ẽn ven ke nῖ, ũ tỹ kãmén tῖ ag, kãmén tῖ fag hã vỹ tag to kinhra mág nỹtῖ, ag, fag hã vỹ tỹ kanhgág sanh ag nỹtῖ, ũ ag vỹ tỹ kujá ag, kujá fag nỹtῖ, ẽg mỹ fag tóg, ẽg vῖ, ẽg tỹ nén ũ hyn han mũ tag tuvãnh tũgnῖ, ke tῖ. Isỹ nén nón jãfῖn ja tag vỹ tỹ, sỹ kujá ag, kujá fag, pã’i ag mré nῖ kỹ vãmén. Kỹ inh rãnhrãj tag tỹ tũ kej ke tá sóg, Nonoai ki ẽg tỹ kanhgág tỹ hẽren kỹ ẽg vῖ, ẽg si ag tỹ nén han fã si ẽn tãn ge to nén ũ rán gé, tῖ tỹ tũ ke tũ nῖn jé, ti tỹ tar nῖn jé. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
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