Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de conhecimento em redes de convergências entre mundos analógicos e digitais. Propicia-se uma reflexão a respeito da importância de investirmos no processo de formação de professores de Ciências e evidenciam-se as contribuições que as mídias móveis apresentam através da conexão c ...
A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de conhecimento em redes de convergências entre mundos analógicos e digitais. Propicia-se uma reflexão a respeito da importância de investirmos no processo de formação de professores de Ciências e evidenciam-se as contribuições que as mídias móveis apresentam através da conexão com múltiplas plataformas em diferentes espaços e tempos, permitindo acesso a uma variedade de linguagens que se interconectam em um contexto de Cultura Digital. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo, aliando métodos quantitativos e qualitativos, e cada recorte do estudo contou com uma abordagem metodológica específica. A dissertação é composta por dois artigos independentes, mas interdependentes. Inicialmente, no primeiro artigo expõe-se uma breve trajetória da educação a distância no ensino superior e na pós-graduação no Brasil. Na sequência, apresenta-se o relato de experiência em uma disciplina de pós-graduação intitulada “Seminário Avançado Cultura Digital e Mídias na Educação: por uma epistemologia ético-estética”, ofertada para a educação presencial e para a educação a distância. A disciplina permitiu evidenciar as possíveis reverberações no processo de formação do pesquisador na Pós-graduação. No segundo artigo, são apresentados dados de uma investigação realizada com licenciandos sobre o uso das mídias móveis durante sua formação, corroborando para a formação docente com novas possibilidades de espaços, tempos e oportunidades viabilizadas pelas mídias em ambientes presenciais ou não. Por fim, este estudo constitui-se como uma contribuição para discussões acerca das mídias móveis na construção de outros modos de transmitir, estocar e produzir informação, repercutindo em novos caminhos na produção e oferta de conhecimento em um contexto de cultura digital e ensino remoto. ...
Abstract
The main objective of this research is to investigate how mobile media move graduate and undergraduates students of natural sciences, capturing and provisionally fixing knowledge construction processes in networks of convergences between analog and digital worldsIt Provides a reflection on the importance of investing in the process of training science professors, highlighting the contributions that mobile media make possible through the connection with multiple platforms in different spaces and ...
The main objective of this research is to investigate how mobile media move graduate and undergraduates students of natural sciences, capturing and provisionally fixing knowledge construction processes in networks of convergences between analog and digital worldsIt Provides a reflection on the importance of investing in the process of training science professors, highlighting the contributions that mobile media make possible through the connection with multiple platforms in different spaces and times, allowing access to a variety of languages that interconnect in a Digital Culture context. The methodological approach is multiple in nature, combining quantitative and qualitative methods, and each section of the study had a specific methodological approach. The dissertation is composed of two independent articles, but interdependent on each other. Initially, the first article presents a brief trajectory of distance education in higher education and postgraduate studies in Brazil. In sequence an experience report is presented in a postgraduate course entitled: Advanced Seminar Digital Culture and Media in Education: for an ethical-aesthetic epistemology, offered both for face-to-face education and for distance education.That allowed to evidence the possible reverberations in the process of formation of the researcher in the Post-graduation.The second article presents data from an investigation carried out with graduate students regarding the use of mobile media during their education, corroborating with new possibilities of spaces, times and opportunities made possible by the media in face-to-face environments or not Finally, this study is a contribution to discussions about mobile media in the construction of other ways of transmitting, storing and producing information, reflecting in new ways in the production and supply of knowledge in a context of digital culture and remote learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2561)
Este item está licenciado na Creative Commons License