Show simple item record

dc.contributor.advisorLeonardi, Thiago Josépt_BR
dc.contributor.authorBerger, Artur Goulartpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-24T04:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233399pt_BR
dc.description.abstractA relevância social, cultural e humana do esporte é tema para diversos estudos e a prática esportiva, em uma perspectiva educacional, tem sido observada como meio capaz de contribuir com a formação de cidadãos e transformações sociais. A presente dissertação está estruturada com o objetivo geral de identificar e descrever como o esporte pode ser utilizado como meio para contribuir com a formação do cidadão e gerar transformações positivas na sociedade. De maneira específica, este estudo propõe-se a (a) identificar, interpretar e discutir a interface teórico-prática no ensino de princípios e valores nas práticas esportivas à luz da Pedagogia do Esporte; (b) identificar e discutir como os conceitos da Pedagogia do Esporte e do Desenvolvimento Positivo de Jovens se relacionam e orientam a utilização do esporte como meio para a formação do cidadão; e (c) descrever e analisar a produção científica relacionada à aplicação prática dos conceitos do Desenvolvimento Positivo de Jovens em projetos socioesportivos em ambientes de educação não formal. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de abordagem metodológica qualitativa. As análises e discussões estão apresentadas em três artigos. No Artigo I, foi proposto um ensaio teórico, tratando acerca dos elementos do referencial socioeducativo da Pedagogia do Esporte, identificando conceitos, a relação entre teoria e práxis, bem como as lacunas neste ramo das Ciências do Esporte. No Artigo II, propomos um ensaio teórico realizando um diálogo entre referências da Pedagogia do Esporte e estudos sobre Desenvolvimento Positivo de Jovens por meio do esporte. O Artigo III foi desenvolvido com o uso da técnica de pesquisa de revisão sistemática, objetivando localizar estudos relevantes, em que intervenções em projetos socioesportivos foram realizadas desenvolvendo conteúdos socioeducativos de maneira intencional, para discutir acerca das percepções dos jovens participantes sobre as vivências e o aprendizado destes conteúdos e identificar as decisões metodológicas que potencializaram a realização destes estudos. Concluímos que a produção científica relacionada à Pedagogia do Esporte oferece uma sustentação teórica para o tratamento pedagógico dos conteúdos socioeducativos, porém, carece na literatura estudos que identifiquem a aplicação teórico-prática destes conceitos. Ilustramos as relações entre a Pedagogia do Esporte e o Desenvolvimento Positivo de Jovens, apresentando que, apesar do desenvolvimento e do contexto ser diferente, os pilares que sustentam ambas as teorias (ex. intencionalidade das ações pedagógicas, ensino para a vida, valorização do ambiente e do aluno) convergem, oportunizando a possibilidade de diálogo entre os conceitos das duas abordagens em estudos futuros. Por meio da revisão sistemática, concluímos que, com base nas percepções dos alunos, estes reconhecem a importância da abordagem explícita para o desenvolvimento de habilidades para a vida e, ao analisar a transferência destes aprendizados para a vida, resultados positivos e negativos foram evidenciados. Destacamos que considerar as percepções de variedade de personagens, e utilizar instrumentos condizentes com a realidade e capacidades dos participantes, podem potencializar a riqueza de seus relatos e consequentemente, dos estudos. Por fim, é reforçado o potencial do esporte para o ensino de princípios, valores e habilidades que contribuem para a formação do cidadão.pt_BR
dc.description.abstractThe social, cultural and human relevance of sport is a theme for several studies and the practice of sports, from an educational perspective, has been observed as a means for the formation of citizens and social transformations. This dissertation is structured with the general objective of identifying and describing how sport can be used to contribute to the education of citizens and generate positive transformations in society. Specifically, this dissertation proposes to (a) identify, interpret and discuss the theoretical-practical interface in the teaching of principles and values in sports practices supported by the concepts of Sport Pedagogy; (b) identify and discuss how the concepts of Sport Pedagogy and the Positive Youth Development relate to and guide the use of sport as a means for the formation of citizens; (c) describe and analyze the scientific production related to the practical application of the concepts of Positive Youth Development in socio-sports projects in non-formal education environments. A bibliographical research with a qualitative methodological approach was developed. The analyzes and discussions are presented in three articles. In Article I, a theoretical essay was proposed, dealing with the elements of the socio-educational framework of Sport Pedagogy, identifying concepts, the relationship between theory and praxis, as well as the identified gaps. In Article II, we propose a theoretical essay conducting a dialogue between the reference concepts of Sport Pedagogy with studies on Positive Youth Development through sport. Article III was developed using the systematic review research technique, aiming to locate relevant studies, in which interventions/observations in socio-sports projects were carried out, intentionally developing socio-educational content, to discuss the perceptions of young participants about the experiences and the learning of these contents, identifying the methodological decisions that potentialized the realization of these studies. We conclude that the scientific production related to Sport Pedagogy offers theoretical support for the pedagogical treatment of socio-educational contents, however, studies that identify the theoretical-practical application of these concepts are lacking in the literature. We illustrate the relationship between Sport Pedagogy and Positive Youth Development, showing that, despite the development and context being different, the pillars that support both theories (e.g. intentionality of pedagogical actions, teaching for life, valuing the environment and the student) converge, providing opportunities for dialogue between the concepts of the two approaches in future studies. Through the systematic review, we conclude that, based on the students' perceptions, they recognize the importance of the explicit approach for their development and, when analyzing the transfer of these learnings to life, positive and negative results were evidenced. We emphasize that considering the perceptions of a variety of characters, and using instruments consistent with the reality and capabilities of the participants, enhance the richness of their reports and, consequently, of the studies. Finally, the potential of sport for teaching principles, values and skills that contribute to the formation of citizens is reinforced.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports pedagogyen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSocio-educational frameworken
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.subjectPositive youth developmenten
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectLife skillsen
dc.titleDo esporte para a vida : contribuições da pedagogia do esporte e do desenvolvimento positivo de jovens para a formação do cidadãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135311pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record