Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorBastos, Maria Helena Câmarapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-15T04:26:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1518-5494pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232979pt_BR
dc.description.abstractTomando os impressos estudantis como “artefatos culturais” e significativos como documentos para a construção de uma história da cultura escrita e da história da educação, o foco desse artigo são as narrativas dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grandedo Sul, que, por meio da produção de periódicos, valem-se da cultura escrita como modode expressão discursiva diante de fortes acontecimentos que marcaram suas vivências acadêmicas, em 1981 e 1982. Estamos a falar de uma geração que vive a Universidade emum período de abertura política no Brasil, que se vale da imprensa estudantil como porta voz de seus anseios por uma Universidade livre, democrática e gratuita, defendendo suasposições, sobretudo políticas. Consideramos a imprensa estudantil como um produto da cultura universitária, como um modo de fazer eco a suas vozes, de amplificar, por meio daescrita, suas posições, sobretudo políticas, diretamente identificadas às experiências acadêmicas.pt_BR
dc.description.abstractTaking student printed matter as “cultural devices” and as significant materials as documents forconstruction of history of written culture and of history of education, this article focuses on narrativesof students from the Federal University of Rio Grande do Sul, whom, by means of the production ofnewspapers, use written culture as a kind of discursive expression considering strong events thatmarked their academic experiences, in 1981 and 1982. We are referring to a generation that was inthe University in a period of political openness in Brazil, that uses university press as a speaker oftheir yearnings for a free, democratic, and public University, defending their positions, over all thepolitical ones. We consider student press as a product of university culture, as a way to echo theirvoices, to amplify, through writing, their positions, over all the political ones, which were directlyrelated to their academic experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVis : revista do Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade de Brasília [recurso eletrônico]. Brasília, DF. Vol. 20, n. 1 (jun./2021), p. 43-61pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCultural devicesen
dc.subjectStudent printed matteren
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectWritten cultureen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.titlePor uma Universidade pública e livre : olhares para a imprensa estudantil universitária (UFRGS - 1981-1982)pt_BR
dc.title.alternativeFor a public and free University : perspectives on the university press (UFRGS - 1981-1982)pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134752pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record