A maleta didática : uma oportunidade do design para a "reativação patrimonial"
View/ Open
Date
2021Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho resulta de uma investigação de doutorado sobre maletas didáticas desde a perspectiva do design e a oportunidade para a “reativação patrimonial” por meio destes artefatos. O estudo sugere como pioneiro das maletas o artista francês Marcel Duchamp, no período entre 1936 e 1949. Hoje em dia as maletas têm se transformado e são usadas como material didático, principalmente no contexto museal; e procuram ser uma ponte entre o museu e a escola, visando completar a mensagem expositiva, q ...
Este trabalho resulta de uma investigação de doutorado sobre maletas didáticas desde a perspectiva do design e a oportunidade para a “reativação patrimonial” por meio destes artefatos. O estudo sugere como pioneiro das maletas o artista francês Marcel Duchamp, no período entre 1936 e 1949. Hoje em dia as maletas têm se transformado e são usadas como material didático, principalmente no contexto museal; e procuram ser uma ponte entre o museu e a escola, visando completar a mensagem expositiva, que nem sempre é acessível ao público. O conteúdo das maletas consiste em sua característica fundamental, porque contém objetos carregados de história, que constituem fontes de dados que possibilitam transmitir um determinado aspecto de uma cultura, para o estudo e conhecimento da história do ser humano. Quanto à experiência de uso das maletas didáticas, verifica-se que possuem um grande potencial de ativar recordações e lembranças, por conseguinte despertam a consciência acerca do patrimônio local no contexto em que são usadas, e criam uma oportunidade para fortalecer a “reativação patrimonial” ou o senso de pertencimento de cada usuário à sua respectiva comunidade, porque constitui potencialmente um espaço aberto para a reflexão social, assim como para criar e transformar realidades existentes. Razão pela qual a função do design é fundamental no conhecimento, desenvolvimento e gestão de maletas didáticas. ...
In
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 89-104
Collections
-
Books and Books Chapters (5392)Applied and Social Sciences (1072)
This item is licensed under a Creative Commons License