Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O número de investidores no mercado financeiro brasileiro apresenta um crescimento em ritmo exponencial nos últimos anos. Uma das principais causas deste fenômeno é a maior facilidade de acesso à informação, que até pouco tempo atrás, era restrita a pequenos grupos no país. Com o crescimento das redes sociais, surgem novos e importantes personagens: os influenciadores digitais. Estes profissionais alcançam também o mercado financeiro, tendo papel fundamental na popularização da transmissão de c ...
O número de investidores no mercado financeiro brasileiro apresenta um crescimento em ritmo exponencial nos últimos anos. Uma das principais causas deste fenômeno é a maior facilidade de acesso à informação, que até pouco tempo atrás, era restrita a pequenos grupos no país. Com o crescimento das redes sociais, surgem novos e importantes personagens: os influenciadores digitais. Estes profissionais alcançam também o mercado financeiro, tendo papel fundamental na popularização da transmissão de conteúdo sobre temas financeiros, especialmente para o público mais jovem. A partir disso, o presente trabalho buscou identificar os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários ou recém-formados investidores do mercado financeiro. Para atingir tal objetivo, foi conduzida uma pesquisa quantitativa que alcançou 200 respostas completas. Dentre os principais resultados, 50,92% dos respondentes afirmaram que influenciadores digitais tiveram papel fundamental na decisão de começar a investir e 80,69% foram influenciados a mudar alguns comportamentos que não estão ligados diretamente ao hábito de investir. ...
Abstract
The number of investors in the Brazilian financial market has grown exponentially in recent years. One of the main causes of this phenomenon is the greater ease of access to information, which until recently, was restricted to small groups in the country. Following the growth of social networks, new and important characters are emerging: digital influencers. These professionals also reach the financial market, playing a fundamental role in popularizing the transmission of content on financial t ...
The number of investors in the Brazilian financial market has grown exponentially in recent years. One of the main causes of this phenomenon is the greater ease of access to information, which until recently, was restricted to small groups in the country. Following the growth of social networks, new and important characters are emerging: digital influencers. These professionals also reach the financial market, playing a fundamental role in popularizing the transmission of content on financial topics, especially for the younger audience. Based on this, the present study sought to identify the impacts of digital influencers on consumption habits of university students or recent graduates in the financial market. To achieve this goal, a quantitative survey was conducted and reached 200 responses. Among the main results, 50.92% of the respondents stated that digital influencers had a fundamental role in the decision to start investing and 80.69% were influenced to change some behaviors that are not directly linked to the habit of investing. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License