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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorCecconello, André Marquespt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T04:26:07Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232780pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca investigar como está o alinhamento das relações existentes entre franqueadores e franqueados em diversos aspectos. O estudo foi realizado com dois casos de franquias, abordadas de forma anônima, estabelecidas no Rio Grande do Sul. Será primeiramente apresentado o conceito de franquia, sua história e evolução através dos anos no Brasil e no mundo. Como base conceitual deste estudo foi utilizada a Teoria da Agência, em que a base teórica pode ser associada ao franqueador como principal, e o franqueado como agente do negócio. Além disso, foi utilizada a técnica denominada fenomenologia para analisar os dados referentes a pesquisa qualitativa realizada pelo autor deste estudo no ano de 2021. Os dados coletados foram expostos tanto em forma de resumo das respostas obtidas através do questionário, como em análises a respeito do alinhamento interno de cada franquia. Outra análise focou em encontrar semelhanças e diferenças entre as marcas estudadas. Por fim, o estudo foi concluído ao encontrar o grau de alinhamento nas relações entre os franqueadores e franqueados estudados, servindo de base para estes, assim como por quem tiver interesse no franchising, também podendo ser utilizado como material de apoio para novos estudos no setor.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to investigate how the relationship between franchisors and franchisees is aligned in several aspects. The study was carried out with two cases of franchises, addressed anonymously, established in Rio Grande do Sul. The concept of franchise, its history and evolution over the years in Brazil and in the world will first be presented. As a conceptual basis for this study, the Agency Theory was used, in which the theoretical basis can be associated with the franchisor as the principal, and the franchisee as the business agent. In addition, a technique called phenomenology was used to analyze the data referring to qualitative research carried out by the author of this study in the year 2021. The data collected were exposed both in the form of a summary of the responses obtained through the questionnaire, as well as in analyzes regarding the internal alignment of each franchise. Another analysis was focused on finding similarities and differences between the studied brands. Finally, the study was completed by finding the degree of alignment in the relationships between the franchisors and franchisees studied, served as a basis for them, as well as by those interested in franchising, and can also be used as support material for new studies in the sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações comerciaispt_BR
dc.subjectFranchisingen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectRelationsen
dc.subjectFranquia comercialpt_BR
dc.subjectAlignmenten
dc.subjectFranchisoren
dc.subjectFranchiseeen
dc.titleRelação entre franqueador e franqueado em dois casos de franquias de restaurantes no estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134249pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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