Fatores influenciadores no uso de criptomoedas por pessoas físicas
Fecha
2020Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
As criptomoedas são ativos financeiros inovadores que surgiram a pouco mais de uma década e ainda não são amplamente conhecidas. A tecnologia por trás de seu desenvolvimento (Blockchain) possui um grande potencial de aplicação em diversas áreas, devido a sua natureza disruptiva. Por ser ainda uma tecnologia pouco explorada, se levantam questões sobre quais os elementos que levam à sua adoção pelos indivíduos, sendo este o motivador da realização do presente trabalho. Portanto, o objetivo deste ...
As criptomoedas são ativos financeiros inovadores que surgiram a pouco mais de uma década e ainda não são amplamente conhecidas. A tecnologia por trás de seu desenvolvimento (Blockchain) possui um grande potencial de aplicação em diversas áreas, devido a sua natureza disruptiva. Por ser ainda uma tecnologia pouco explorada, se levantam questões sobre quais os elementos que levam à sua adoção pelos indivíduos, sendo este o motivador da realização do presente trabalho. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar os fatores de uso de criptomoedas por pessoas físicas. Para o atingimento deste objetivo é elaborado um referencial teórico que aborda os principais assuntos sobre o tema. Para tanto, se é abordado brevemente o desenvolvimento das escolas de marketing e o campo de comportamento do consumidor, bem como as teorias derivadas sobre comportamento do consumidor (Teoria da Ação Racional, Teoria do Comportamento Planejado), modelos sobre a adoção de tecnologia (Modelo de Aceitação de Tecnologia, Modelo da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2) e como se estruturam e funcionam as criptomoedas, de modo que se tenha maior familiaridade com o objeto estudado. A pesquisa é conduzida através de um instrumento qualitativo e quantitativo (questionários), onde foram realizadas perguntas de escopo amplo, perguntas de perfil dos usuários e seus graus de discordância e concordância acerca de temas referente a criptomoedas. Foram respondidos 126 questionários, dos quais 87 foram considerados válidos. A análise qualitativa serviu como suporte para melhor entendimento dos dados colhidos através dos dados quantitativos. A análise dos dados quantitativos se deu através de uma análise fatorial exploratória, onde posteriormente se foi medido o Alfa de Cronbach das variáveis selecionadas, onde se identificaram 8 fatores sobre o uso de criptomoedas, sendo eles apresentados do maior ao menor alfa: Atitude e Intenção de Uso (0.96), Motivação Hedônica (0.94), Utilidade Percebida (0.85), Facilidade de Uso (0.84), Mídias Sociais (0.83), Identificação e Internalização (0.78), Risco Percebido (0.74), Preço (0.53). Os fatores extraídos na análise fatorial exploratória se encontram alinhados com a literatura do tema, bem como com o modelo teórico de fatores proposto. A conclusão acerca do uso de criptomoedas é que o uso o seu uso é atrelado a especulação e descentralização da moeda, algo que é visto como um fator positivo pois elas estão menos suscetíveis a intervenção estatal, porém a atitude e intenção do indivíduo perante o comportamento é um fator forte, existindo uma percepção muito positiva pelos usuários no seu uso. Existe por parte dos usuários entusiasmo e um sentimento de recompensa no uso de criptomoedas como apontado no fator de motivação hedônica, os indivíduos têm uma crença na utilidade do uso de criptomoedas. Há divergências em relação aos riscos e percepção do preço, sendo estes os alfas mais baixos, o que pode ser também um fator a ser adaptado no instrumento, todavia estes elementos parecem não impactar tanto na intenção de uso dos usuários. ...
Abstract
Cryptocurrencies are innovative financial assets that emerged no more than a decade ago and are yet not fully known. The technology behind its development (Blockchain) has a big potential of application on several areas, due to its disruptive nature. Since it is still a not fully explored technology yet, some questions emerge about the factors that drive its adoption by its users and this is the main motivation for the development of this research. Therefore, the general objective of this work ...
Cryptocurrencies are innovative financial assets that emerged no more than a decade ago and are yet not fully known. The technology behind its development (Blockchain) has a big potential of application on several areas, due to its disruptive nature. Since it is still a not fully explored technology yet, some questions emerge about the factors that drive its adoption by its users and this is the main motivation for the development of this research. Therefore, the general objective of this work is to identify the factors of usage of cryptocurrencies by final users. For the achievement of this goal is elaborated a theorical framework that tackles the main subjects about the theme. For such, its briefly explained the development of marketing schools and the field of consumer behavior, as well the behavioral theories (Rational Action Theory, Planned Behavior Theory) and technology adoption models (Technology Acceptance Model, Unified Technology Acceptance and Use Theory Model 1) and how cryptocurrencies work and are structured. This is necessary to get more closeness and insights about the theme. The study is conducted through the usage of a qualitative and quantitative instrument (questionary), where were made broad scope questions, profile questions and it’s the degrees of agreement or disagreement with queries about cryptocurrencies. The survey was answered by 126 people, from which 87 were considered valid. The qualitative analysis served as a support to a better understanding of the data gathered by the quantitative portion of the research. The quantitative analysis was conducted through the usage of a exploratory factor analysis, followed by the measurement of the Cronbach Alpha of the variables, where it could be extracted 8 influence factors, that are sorted form largest to smaller in the following: Attitude and Intent of Usage (0.96), Hedonic Motivation (0.94), Perceived Utility (0.85), Perceived Ease of Use (0.84), Social Medias (0.83), Identification and Internalization (0.78), Perceived Risk (0.74), Price (0.53). The factors extracted from the exploratory factor analysis are aligned with the theorical framework as well the theoretical proposed model of influence. The conclusion about the usage of cryptocurrencies is that its usage is attached to speculation and decentralization, which is something perceived as good due to the perception of less influence by the governments, although there was observed that the attitude and intention towards the behavior as a strong factor, there is positive perception from the users in relation of its usage. There is between the users an enthusiasm and a rewarding felling in the usage of cryptocurrencies as pointed by the hedonic motivation factor, the individuals have a strong believe on the utility of cryptocurrencies. There is divergency about risks and price perception between the users, being these the lowers Alpha scores, these variables might have to be adapted on the research instrument, however these elements seems to not impact as much in the usage intention of the users. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38226)Tesinas Administración (3223)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
