A formação de professores de Sociologia no Brasil : avanços e desafios
Fecha
2021Otro título
The training of Sociology teachers in Brazil : advancements and setbacks
La formación de profesores de Sociología en Brasil : avances y desafíos
Materia
Resumo
O artigo trata o tema da adequada formação dos professores do ensino médio no contexto da reforma educacional delimitada a partir de três normatizações legais: a Lei nº 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). A problemática central da discussão é a formação de professores de Sociologia na última década, considerando as transformações no perfil dos professores, a adequação docente e as novas configurações do ensino ...
O artigo trata o tema da adequada formação dos professores do ensino médio no contexto da reforma educacional delimitada a partir de três normatizações legais: a Lei nº 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). A problemática central da discussão é a formação de professores de Sociologia na última década, considerando as transformações no perfil dos professores, a adequação docente e as novas configurações do ensino médio. A análise se fundamenta em dois eixos principais, sendo o primeiro qualitativo, com exame dos desafios postos para a formação de professores e o impacto da nova legislação, e o segundo quantitativo, com o uso de microdados do Censo Escolar, sobre o perfil do professor e a adequação docente. Entre os achados da pesquisa, destacam-se o desafio para melhorar indicadores da adequação docente, a atual oferta de formação e as novas demandas trazidas pela legislação do novo ensino médio e pela BNCC. Para tanto, valoriza-se a Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) e seu impacto na qualificação da educação básica no Brasil. ...
Abstract
This article addresses the proper training of high school teachers in the context of the educational reform as established by three legal norms: the Lei nº 13.415/2017, the Common Curricular National Base (or BNCC, as acronymed in Portuguese), and the National Curriculum Guidelines for Secondary Education. The main issue discussed here is the training of future Sociology teachers in Brazil in the last decade, considering the changes in teachers’ profiles, the adequacy of training, and the new c ...
This article addresses the proper training of high school teachers in the context of the educational reform as established by three legal norms: the Lei nº 13.415/2017, the Common Curricular National Base (or BNCC, as acronymed in Portuguese), and the National Curriculum Guidelines for Secondary Education. The main issue discussed here is the training of future Sociology teachers in Brazil in the last decade, considering the changes in teachers’ profiles, the adequacy of training, and the new configuration of high school. The analysis is based on two main axes, the first being qualitative, which examines the challenges of teacher training and the repercussions of the new legislation. The second axis is quantitative, which uses microdata from the school census regarding the profile of Sociology teachers and the training adequacy. Among the main findings of the research is the challenge to improve indicators of teacher adequacy, as well as the current training offer and the new demands brought by the legislation of the BNCC and the new high school legislation. Thus, the Goal 15 of the document Plano Nacional de Educação and its impact on the qualification of basic education in the country are highly valued. ...
Resumen
El artículo aborda el tema de la formación adecuada del profesorado de la secundaria en el contexto de la reforma educativa delimitada a partir de tres normas legales: la Ley n.° 13.415/2017, la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Secundaria (DCNES). El tema central de la discusión es la formación de los docentes de Sociología en la última década, considerando las transformaciones en el perfil de los profesores, la adecuación docente ...
El artículo aborda el tema de la formación adecuada del profesorado de la secundaria en el contexto de la reforma educativa delimitada a partir de tres normas legales: la Ley n.° 13.415/2017, la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Secundaria (DCNES). El tema central de la discusión es la formación de los docentes de Sociología en la última década, considerando las transformaciones en el perfil de los profesores, la adecuación docente y las nuevas configuraciones de la educación secundaria. El análisis se sustenta en dos ejes principales, el primero cualitativo, con un examen de los desafíos planteados a la formación docente y el impacto de la nueva legislación, y el segundo cuantitativo, con el uso de microdatos del Censo Escolar, sobre el perfil del profesor y la adecuación docente. Entre los hallazgos de la investigación, se destaca el desafío de mejorar los indicadores de adecuación docente, la oferta actual de formación y las nuevas demandas que traen la legislación de la nueva educación secundaria y la BNCC. Para ello, se valora la Meta 15 del Plan Nacional de Educación (PNE) y su impacto en la calificación de la educación básica en Brasil. ...
En
Em aberto. Brasília. Vol. 34, n. 111 (jan./abr. 2021), p. 141-154
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42747)Ciencias Humanas (7424)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
