O uso da web em produção multimídia na área de artes visuais
Fecha
2007Resumo
O presente trabalho aborda o uso da web em uma proposta pedagógica colaborativa a partir de uma produção multimídia na área de artes visuais. Tal proposta constitui-se da produção de videoclips, realizados por alunos da 6ª série do ensino fundamental de um colégio da rede privada. Buscou-se investigar como produzir construções imagéticas digitais nas interpretações associativas entre as diversas linguagens: visual, verbal e sonora. Nas imagens digitais habitam uma usina de signos que devem ser ...
O presente trabalho aborda o uso da web em uma proposta pedagógica colaborativa a partir de uma produção multimídia na área de artes visuais. Tal proposta constitui-se da produção de videoclips, realizados por alunos da 6ª série do ensino fundamental de um colégio da rede privada. Buscou-se investigar como produzir construções imagéticas digitais nas interpretações associativas entre as diversas linguagens: visual, verbal e sonora. Nas imagens digitais habitam uma usina de signos que devem ser navegados e (re)significados. Os videoclips se apresentam como produção coletiva que se constitui como um efeito de contingências de um processo criativo e emerge como uma obra original e singular, já que é criada a partir dos jogos pertinentes aos agenciamentos entre os sujeitos/máquina e obra, compostos por elementos singulares em um recorte de espaço/ tempo histórico. Afirma-se, aqui, a importância de práticas pedagógicas que se fundamentam sobre metodologias multimídia a partir de processos abertos e colaborativos. ...
Abstract
This work discusses the use of the web in a cooperative educational proposal from a multimedia production in the field of Fine Arts. Such proposal is a videoclip produced by six graders from a private school. The videoclips were developed during six months in the School Computing Lab by pairs of students who have initially chosen the songs and prepare the screenplay. Then, the clip images were selected from the web and the school image database, and worked in an image editing software in order ...
This work discusses the use of the web in a cooperative educational proposal from a multimedia production in the field of Fine Arts. Such proposal is a videoclip produced by six graders from a private school. The videoclips were developed during six months in the School Computing Lab by pairs of students who have initially chosen the songs and prepare the screenplay. Then, the clip images were selected from the web and the school image database, and worked in an image editing software in order to re-signify and appropriate them. The goal was investigating the way of producing imagetic pieces in the associating interpretations among several languages: visual, verbal and sound. Within the digital images there is a source of signs which shall be navigated and re-signified. The importance of educational practices based upon the multimedia methodologies from open and cooperative processes is herein assessed. ...
En
Informática na educação : teoria & prática. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 2007), p. 41-55
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Lingüística, Letras y Artes (2737)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License