Redes de coautoria dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade
Date
2021Type
Title alternative
Co-authorship networks of Brazilian postgraduate programs in Accounting
Redes de coautoría de los programas de posgrado en Contabilidad brasileños
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipai ...
Este estudo objetivouanalisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico,291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programasde pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Osprincipais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação. ...
Abstract
This study aims to analyze the configuration of the social network of co-authorship of Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Accounting, in the 2013-2016 quadrennium, based on the production of paperspublished in journals of their permanent teachers. A documentary study was performedusing sociometric tools to analyze 21 programs and 291 curricula, with master's and doctorate. The main results of the research show a low density of social networks of document co-authorships. However, t ...
This study aims to analyze the configuration of the social network of co-authorship of Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Accounting, in the 2013-2016 quadrennium, based on the production of paperspublished in journals of their permanent teachers. A documentary study was performedusing sociometric tools to analyze 21 programs and 291 curricula, with master's and doctorate. The main results of the research show a low density of social networks of document co-authorships. However, there is an increase in this density, when compared with previous similar studies, indicating a historical increase in co-authorship. It was found that individual characteristics of teachers influence their potential to contribute to fostering partnerships, between authors and between postgraduate programs. ...
Resumen
Este estudio tuvo como objetivo analizar la configuración de la red social de coautoría de los programas de posgrado stricto sensu en Contabilidad en Brasil, en el cuatrienio 2013-2016, a partir de la producción docente de artículos publicados en revistas científicas. Se realizó unestudio documental, analizandocon herramientas sociométricas, 291 lattes curriculares de todos los profesores permanentes de 21 posgrados en contabilidade, con maestría y doctorado. Los principales hallazgos indican u ...
Este estudio tuvo como objetivo analizar la configuración de la red social de coautoría de los programas de posgrado stricto sensu en Contabilidad en Brasil, en el cuatrienio 2013-2016, a partir de la producción docente de artículos publicados en revistas científicas. Se realizó unestudio documental, analizandocon herramientas sociométricas, 291 lattes curriculares de todos los profesores permanentes de 21 posgrados en contabilidade, con maestría y doctorado. Los principales hallazgos indican una baja densidad de redes sociales en coautoría de profesores. Sin embargo, hay un aumento en esta densidadcuando se compara con estudios similares anteriores, indicandoun aumento histórico en la coautoría. Las características individuales de los docentes influyen en su potencial contributivoa fomentar las asociaciones, tanto entre autores como entre programas. ...
In
Contextus : revista contemporânea de economia e gestão. Ceará. Vol. 19, n. 10 (jan./dez. 2021), p. 146-159
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Applied and Social Sciences (4125)
This item is licensed under a Creative Commons License