A interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar

Visualizar/abrir
Data
2004Tipo
Outro título
Interaction among students, educators, librarians and school research
Assunto
Resumo
Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importânci ...
Este artigo aborda o processo da pesquisa escolar compreendido como um novo paradigma no cenário da sala de aula. A pesquisa escolar no papel de integração e interação dos seus atores principais: os alunos, os educadores e os bibliotecários. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e o acesso às ferramentas de pesquisa estimulam os usuários a ampliar suas informações, desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e reflexivo. Apresenta a biblioteca escolar e a sua importância no processo metodológico da pesquisa, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e o papel ativo dos protagonistas da pesquisa escolar, na construção de um novo paradigma, constituindo uma ação pedagógica digital em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador – AAMC. ...
Abstract
This article aims at approaching the process of school research based on a new paradigm in the classroom scenery. School research is here seen as playing an interactive and integrative role with the support of its main actors: the learners, the educators, and the librarians. The use of Information and Communication Technologies and the access to the research tools motivate the users not only to enlarge their information and to develop their curiosity but also to drive them towards a more critic ...
This article aims at approaching the process of school research based on a new paradigm in the classroom scenery. School research is here seen as playing an interactive and integrative role with the support of its main actors: the learners, the educators, and the librarians. The use of Information and Communication Technologies and the access to the research tools motivate the users not only to enlarge their information and to develop their curiosity but also to drive them towards a more critical and reflective mind. It also presents the school library and its importance in the methodological process of research, from the initial years in Elementary School to Secondary School, as well as to catalyze the active role of the protagonists of the school research towards the construction of a new knowledge paradigm, constituting a digital pedagogical action when utilizing a Collaborative Environment Mediated by the Computer. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 51-61
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41918)Ciências Sociais Aplicadas (4305)
Este item está licenciado na Creative Commons License
