"Ensino de gramática ou de reflexão linguística?" : uma análise das preposições em livros didáticos
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2020Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Há décadas, os linguistas defendem uma concepção de língua baseada nos contínuos processos de interação e de variação linguística. Tal visão refletiria na construção de outros modos de se ensinar português e no tratamento que tradicionalmente foi dado à gramática na escola. Essa visão de língua e de ensino se refletiu inclusive em documentos oficiais, como os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no entanto alguns materiais didáticos, mesmo compromet ...
Há décadas, os linguistas defendem uma concepção de língua baseada nos contínuos processos de interação e de variação linguística. Tal visão refletiria na construção de outros modos de se ensinar português e no tratamento que tradicionalmente foi dado à gramática na escola. Essa visão de língua e de ensino se refletiu inclusive em documentos oficiais, como os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no entanto alguns materiais didáticos, mesmo comprometidos com essas ideias, não as colocam em prática integralmente. Este trabalho tem por objetivo analisar a classe das preposições em livros didáticos que buscam a reflexão linguística. Para tanto, analisam-se as propostas para esta classe gramatical no volume único da coleção "Gramática: texto, reflexão e uso" (CEREJA; COCHAR, 2016) e no sétimo volume da coleção "Para viver juntos: português" (COSTA et al., 2014). Como metodologia, foram elaborados três critérios de análise: o primeiro está relacionado ao modo de explicação proposto pelo material; o segundo é referente à importância do texto para o capítulo; e o terceiro, relativo à concepção de língua e de linguagem utilizadas. Tais critérios têm como finalidade opor a perspectiva tradicional de ensino de gramática, associada à classificação descritiva de elementos e tabelas gramaticais, e às práticas de análise linguística, ligadas à importância de um ensino contextualizado. Espera-se que esta pesquisa contribua no estudo contrastivo entre as práticas de ensino escolares que são propostas e que são efetivadas, especialmente no que se refere ao ensino das preposições nos anos finais do Ensino Fundamental. ...
Abstract
For decades, linguists have defended a concept of language based on the continuous processes of interaction and linguistic variation. Such view would be reflected in the construction of new methods of teaching Portuguese and in the schools’ traditional approach towards grammar. This view of language and teaching is even reflected in official documents, such as the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Common Core Curriculum (BNCC); however, some didactic material, even if commit ...
For decades, linguists have defended a concept of language based on the continuous processes of interaction and linguistic variation. Such view would be reflected in the construction of new methods of teaching Portuguese and in the schools’ traditional approach towards grammar. This view of language and teaching is even reflected in official documents, such as the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Common Core Curriculum (BNCC); however, some didactic material, even if committed to these ideas, do not fully apply them. This paper has the objective of analyzing the word class of prepositions in didactic books that explore the linguistic reflection. To do so, we analyzed the proposals for this word class in the single volume of the collection "Gramática: texto, reflexão e uso" (CEREJA; COCHAR, 2014) and in the seventh volume of the collection "Para viver juntos: português" (COSTA et al.; 2014). For the methodology, we followed three criteria of analysis: the first is related to the method of explanation proposed by the material; the second is in reference to the importance of the text in relation to the chapter; and the third is in relation to the concept of language that is used. Such criteria have the purpose of opposing the traditional perspective of grammar teaching, associated with the descriptive classification of elements and grammar tables, as well as the practices of linguistic analysis, related to the importance of a contextualized learning. It is expected that this research should contribute to the comparative study between the schools’ teaching practices that are proposed and those that are effectively applied, especially in what regards the teaching of prepositions in the final years of Middle School. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
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