Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHofstetter, Ritapt_BR
dc.contributor.authorSchneuwly, Bernardpt_BR
dc.contributor.authorBorer, Valérie Lussipt_BR
dc.contributor.otherBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Janete Viccaript_BR
dc.contributor.otherPinheiro, Julia Martinspt_BR
dc.contributor.otherBalt, Tainara Cecília Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T04:37:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232181pt_BR
dc.description.abstractEste artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário.pt_BR
dc.description.abstractThis article reconstructs and compares the history of university-based professional training for primary and secondary school teachers during the twentieth century in Switzerland, contrasting developments in German-speaking and French-speaking cultural areas. It presents and discusses three tensions inherent in the process of universityzation: 1) between the different bodies involved in defining training courses; 2) around the nature of the reference knowledge underpinning the teaching profession; 3) concerning the internal division of the professional field between primary and secondary education levels.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPrimary teacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSecondary teacheren
dc.subjectUniversity professional trainingen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReference knowledgeen
dc.subjectEducational sciencesen
dc.titleUma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XXpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001132730pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples