Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
dc.contributor.author | Hofstetter, Rita | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneuwly, Bernard | pt_BR |
dc.contributor.author | Borer, Valérie Lussi | pt_BR |
dc.contributor.other | Búrigo, Elisabete Zardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Barbosa, Janete Viccari | pt_BR |
dc.contributor.other | Pinheiro, Julia Martins | pt_BR |
dc.contributor.other | Balt, Tainara Cecília Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T04:37:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232181 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article reconstructs and compares the history of university-based professional training for primary and secondary school teachers during the twentieth century in Switzerland, contrasting developments in German-speaking and French-speaking cultural areas. It presents and discusses three tensions inherent in the process of universityzation: 1) between the different bodies involved in defining training courses; 2) around the nature of the reference knowledge underpinning the teaching profession; 3) concerning the internal division of the professional field between primary and secondary education levels. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Primary teacher | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Secondary teacher | en |
dc.subject | University professional training | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Reference knowledge | en |
dc.subject | Educational sciences | en |
dc.title | Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132730 | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Libros y Capítulos de Libros (5609)